Conheça os principais mitos e as verdades sobre o processo seletivo para cargos públicos.
Mitos e verdades sobre concursos públicos
O concurso público oferece muitas vantagens para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Quem consegue ocupar uma vaga como servidor conta com estabilidade, bom salário e direito aos principais benefícios trabalhistas.
Mitos e verdades sobre concursos públicos
Confira a seguir o que é verdade e o que é mentira nos concursos públicos:
1. Marcar a mesma alterativa em todas as questões aumenta as chances de ser aprovado.
Mito. Há sim um equilíbrio na distribuição das letras com respostas corretas, mas chutar não representa a melhor forma de conseguir aprovação. O gabarito final normalmente é composto por 20% de cada letra, considerando uma prova com cinco alternativas.
2. Estudar somente as provas anteriores não é recomendado.
Verdade. Para conseguir ter um bom desempenho no concurso, o candidato precisa conhecer as teorias das disciplinas cobradas e não se limitar apenas às questões das provas anteriores. Ele pode se exercitar buscando a teoria ideal para resolver cada questão.
3. Concursos municipais não aceitam candidatos que moram fora da cidade.
Mito. O órgão público não tem liberdade para proibir a participação de pessoas que moram em outras cidades, mesmo se o concurso for de nível municipal. Uma forma de favorecer os moradores é incluindo na prova questões geográficas, políticas e econômicas sobre a cidade.
5. Aposentado do serviço público não pode participar de concurso.
Verdade. Este critério impede que o trabalhador acumule um novo cargo. É importante lembrar também que o candidato só pode entrar no serviço público até os 65 anos.
6. Quem passa no concurso precisa saber cantar o Hino Nacional.
Mito. Apesar de alguns órgãos públicos tocarem o hino nacional na posse dos servidores, cantar não é uma obrigatoriedade do processo seletivo.
7. Cego pode fazer concurso público.
Verdade. O cego pode prestar concurso público, bem como outras pessoas que são portadoras de deficiências. Em geral, há uma reserva de 5% das vagas para as pessoas que sofrem com limitações físicas.
8. A cor errada da caneta elimina o candidato.
Verdade. O candidato precisa ficar atento ao edital e respeitar a cor da caneta recomendada na hora de preencher o gabarito. Se ele usar caneta preta sendo que a recomendação era tinta azul, sua prova simplesmente não será corrigida.
9. Candidatos com nome sujo não podem prestar concurso.
Mito. O candidato que está com o nome sujo na praça pode participar do concurso público, mas existe a possibilidade de enfrentar restrições em processos seletivos para o setor bancário ou fiscal.
10. Quem deixou de votar não pode assumir cargo público.
Verdade. O candidato que não cumpriu com o seu dever eleitoral é impedido de tomar posse.
Comentários