Médicos ensinam população a minimizar efeitos de desastres e catástrofes
Você sabe como lidar com um desastre? O que faria, por exemplo, se estivesse em Teresópolis no começo de janeiro e a chuva estivesse levando tudo a sua volta? O que fazer quando ocorre um acidente com material químico durante uma viagem rodoviária? Para ajudar o público leigo a responder essas e outras perguntas, a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Regional de Enfermagem regional São Paulo (Coren-SP) promoverão o curso de resposta a desastres em 4 de outubro, durante o 1º Fórum Brasileiro de Medicina e 2º Fórum de Enfermagem do COREN-SP. O curso será ministrado das 14h às 18h no auditório Elis Regina do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
“A iniciativa tem como objetivo auxiliar no entendimento da cadeia de eventos das situações de catástrofe. O que cada um pode ou não fazer, ou seja, quais são as medidas para o atendimento inicial e a melhor decisão em razão dos fatos. Queremos que as pessoas aprendam como é possível minimizar os danos’, explica Leonardo da Silva, coordenador do projeto na AMB.
O curso voltado para o público leigo é gratuito, mas será oferecido apenas em 4 de outubro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas em www.coren-sp.govr.br/cursodesastres
Sobre o I Fórum Brasileiro de Medicina da AMB
Entre os dias 4 e 7 de outubro, serão realizados o I Fórum Brasileiro de Medicina da Associação Médica Brasileira (AMB) e o II Fórum de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
As duas entidades se uniram para promover um evento no qual profissionais das duas áreas possam discutir a qualidade do atendimento à saúde no Brasil. A programação científica foi planejada para oferecer palestras com especialistas de renome nacional e internacional, sob o tema “As boas práticas em saúde”.
Para orientar o gerenciamento dos aspectos de saúde durante situações de catástrofe, a AMB ministrará o Curso de Resposta Rápida a Desastres durante o I Fórum Brasileiro de Medicina e II Fórum de Enfermagem do COREN-SP.
“A cada ano, estes eventos causam milhares de mortes e provocam bilhões de dólares em prejuízos materiais, exigem constante monitoração, medidas preventivas e planejamento de resposta apropriada às mais diversas situações”, explica José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB.
O curso será dividido em dois módulos: fundamentos da resposta ao desastre e cuidados iniciais na organização e atendimento ao desastre. O participante do fórum poderá optar por participar de um ou ambos. Para mais informações, acesse www.forumcorenamb.com.br.
Com informações AMB e APM
Serviço – Curso de resposta a desastres para os cidadãos
Data: 4 de outubro de 2011 – das 14h às 18h
Público alvo: População sem formação na área de saúde
Local: Palácio de Convenções do Anhembi
Rua Prof. Milton Rodrigues, s/nº Auditório Elis Regina
Comentários