O Teatro Villa-Lobos, em Copacabana, passará por duas vistorias - da Defesa Civil e do Instituto Carlos Éboli -, que emitirão seus respectivos laudos no prazo de 20 dias. Somente com as informações das perícias, será possível saber a causa do incêndio e a verdadeira extensão de qualquer dano que a estrutura do prédio possa ter sofrido.
O teatro foi atingido por um incêndio na madrugada de quarta-feira, mas ninguém ficou ferido. O equipamento Secretaria de Cultura estava fechado desde o final de 2010 para obras de reforma e modernização.
O fogo destruiu a região da plateia e o palco, área que já havia sido 100% modernizada. Perdeu-se a caixa cênica, equipamento de som, poltronas e revestimentos. Parte da laje do teto da plateia caiu e uma viga que segura o chão da sala de espetáculos cedeu.
Por outro lado, o saguão de entrada, os banheiros, os camarins, a sala de ensaio e os recém-instalados elevadores para cadeirantes sofreram danos mínimos, superficiais. Graças a portas corta-fogo instaladas durante a modernização do Villa-Lobos, a parte dos fundos permaneceu intacta. Além disso, pela primeira avaliação, a estrutura do prédio não foi afetada.
O que se sabe até agora é que, por volta das 23h, ouviram-se três estrondos vindos do interior do teatro. Os bombeiros chegaram ao local equipados com duas escadas mecânicas e um carro-pipa com capacidade de 30 mil litros. Ao todo, 38 bombeiros de cinco unidades, liderados pelo secretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, participaram da operação.
A secretária de Cultura, Adriana Rattes, acompanhou o trabalho dos bombeiros e da Defesa Civil estadual durante a noite toda e retornou na manhã de quarta-feira para percorrer todo o teatro. Ela manifestou sua gratidão ao Corpo de Bombeiros e sua solidariedade com os moradores de uma vila vizinha ao teatro, que temiam que o fogo atingisse as residências - o que não aconteceu.
Adriana afirmou que o Teatro Villa-Lobos será totalmente recuperado e reaberto assim que possível. "Licitaremos rapidamente um novo projeto, mais amplo, de modernização, restauro e recuperação do teatro", disse.
Comentários