Pesquisadores finlandeses estão recomendando que cerveja e outras bebidas com mais de 3,5% de teor alcoolico sejam banidas de mercados para conter mortes ligadas ao consumo de álcool.
O estudo realizado em conjunto por três institutos apontou que a restrição na disponibilidade de bebidas altamente alcoolicas na Alko, a loja de bebidas de monopólio estatal, teria salvado cerca de 350 pessoas por ano de mortes ligadas ao álcool.
Cerca de 3 mil pessoas morrem na Finlândia todo ano por causa de doenças ou incidentes relacionados ao consumo de álcool.
A proibição sugerida seguiria os moldes da vizinha Suécia em 1977, que ajudou a evitar mortes. O limite atual da Finlândia para conteúdo alcoolico nos mercados é de 4,7%.
O estudo divulgado nesta quinta-feira descobriu que o consume de álcool na Finlândia é agora altamente problemático, tendo triplicado de 1968 a 2009, com a quantidade estimada de álcool puro consumido por pessoa em cerca de 10,2 litros por ano. As mortes causadas pelo consumo também triplicaram.
Qualquer ação para reduzir o conteúdo alcoolico das cervejas nas lojas reduziria o consumo total em 9 por cento, disseram os pesquisadores.
Comentários