Fábrica já conta com mais de 250 funcionários e a previsão é chegar a 1000 empregos diretos nos próximos 2 anos com a construção do pólo náutico em Itajaí, que será a maior estrutura do gênero no país
Azimut do Brasil tem mais de 100 vagas disponíveis para contratação imediata
Desde a implantação de sua unidade de produção no Brasil em agosto do ano passado, o estaleiro italiano Azimut-Benetti atravessa um momento de ampla expansão no país. Destaque para o grandioso projeto de construção do pólo náutico na cidade catarinense de Itajaí – dentro do Complexo Industrial Teporti - que terá a sua primeira fase concluída no início do ano que vem. Trata-se da maior estrutura náutica de lazer do Brasil em uma área de 200 mil m2 que abrigará, além da fábrica, uma ampla gama de produtos e serviços de apoio para atender os clientes.
As atividades no país iniciaram com cerca de 20 funcionários e, atualmente, a Azimut já conta com mais de 250 funcionários. A previsão é gerar um número de cerca de 1000 empregos diretos no pólo náutico.
Hoje, instalada em uma estrutura provisória de 10 mil m2, a fábrica tem mais de 100 vagas disponíveis para contratação imediata, essencialmente no setor de produção. “Estamos selecionando profissionais para atuarem em cargos de formação profissional e também auxiliares de produção para as áreas de laminação, montagem mecânica, montagem elétrica, montagem de móveis, estofaria e montagem geral”, anuncia o Diretor de Recursos Humanos da Azimut Francisco Ernst.
Segundo Ernst, a Azimut tem uma política comprometida com o crescimento e a valorização dos profissionais, e alguns dos destaques serão os treinamentos. “Acreditamos que o maior investimento que podemos fazer hoje é na qualificação das pessoas, desenvolvendo as habilidades dentro do mais alto nível de qualidade, compatível aos padrões AZIMUT ( o mais importante produtor de iates de luxo do mundo) e proporcionando condições de estar sempre reciclando seus conhecimentos”, explica.
Requisitos para acesso às vagas
Para se candidatar à vaga na Azimut como auxiliar, não é necessário ter experiência anterior, já que a empresa oferece treinamento interno. Contudo, as principais exigências são: comprometimento com a empresa e compromisso com o desenvolvimento profissional, ética, dedicação e integração com os demais membros da equipe.
“O auxiliar de produção é um cargo de acesso e não um cargo permanente. Ele tem um período máximo de 1 ano para ser avaliado e promovido a um cargo superior e isso demonstra o comprometimento da empresa em estar ao lado do funcionário para ele crescer e se sentir parte integrante do processo”, complementa o diretor de RH.
“O objetivo de “auxiliar” é de dar o primeiro passo em aprendizado para a construção de uma carreira e é essa é a meta da Azimut, promover o crescimento rápido desse profissional”.
Desafios para contratação de mão de obra na área de produção
Engajada com o desenvolvimento econômico da região, atualmente cerca de 90% da mão de obra do estaleiro é formada por profissionais catarinenses, especialmente de Itajaí e região. Entretanto, a contratação de profissionais para trabalhar no setor de produção tem sido o principal desafio da Azimut desde a sua instalação já que os cursos oferecidos na cidade são voltados especialmente na construção de embarcações com aço ou madeira, diferentemente dos iates da marca italiana que são produzidos com fibra de vidro.
“A Azimut é uma das maiores oportunidades de crescimento profissional disponível no mercado catarinense e apesar da dificuldade da contratação de mão de obra especializada, acreditamos muito no potencial da força de trabalho de Itajaí e de Santa Catarina como um todo porque o estado tem uma forte cultura voltada ao mercado náutico, tanto que a empresa está realizando investimentos significativos no Brasil na ordem de R$ 200 milhões com a nova planta industrial”, explica o CEO da Azimut no Brasil Luca Morando.
Benefícios
Além dos programas constantes de treinamento, todos os funcionários recebem um pacote de benefícios que inclui plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida em grupo e alimentação subsidiada. Também está implantando um programa de participação nos resultados e política salarial competitiva com carreiras estruturadas, o que possibilita aos funcionários poderem planejar seu próprio desenvolvimento.
Comentários (1) Faça um comentário