De acordo com o estudo, comprar produtos com marcas líderes de mercado pode sair mais caro no final do mês. A pesquisa apontou diferença de até 200% de um mesmo produto em estados diferentes. Mas será que comprar um pouco em um supermercado, um pouco em outro compensa no fim do mês?
A economista Mara Gordin defende que o consumidor precisa fazer levantamento de preços e avlaiar se vale a pena atravessar a cidade para adquirir um produto mais barato. "Quando você sai de supermercado em supermercado, você gasta tempo, combustível, e nunca computa isso no "barato" que você está comprando", afirma.
O aposentado Ivo Bogado descobriu um hobby: desvendar as artimanhas escondidas por trás das ofertas. Em um simples pacote de papel higiênico, por exemplo, o consumidor pode ter uma economia de 50% se observar a metragem do produto. Bogado conta que mantém uma fonte de informações: os panfletos da semana. Ele guarda todos os informativos para depois fazer o comparativo dos preços. "Comprei carne a R$ 6,90, quando o preço normal é R$ 10,30. Paguei na batatinha R$ 0,77, e no molho a R$ 0,76. Então você faz o almoço", diz.
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