Comprador precisa repetir visitas e checar metragem
Nem as imagens ilustrativas, nem a visita ao imóvel decorado. Para o comprador de fato saber o que está adquirindo, ele deve se debruçar sobre o memorial descritivo, afirmam os especialistas consultados pela Folha.
Apesar de o apartamento decorado reproduzir a metragem da futura unidade, pequenos truques, como armários menos profundos do que os costumeiros, criam espaço livre onde não haveria.
"Vale olhar as medidas de cada cômodo, a metragem de cada item das áreas comuns e os materiais que serão empregados", recomenda o perito Paulo Grandiski, conselheiro do Ibape-SP.
O porcelanato usado na unidade em demonstração pode não ter qualquer equivalência com o material detalhado na planta.
EXPECTATIVA
A diferença entre o que estava no apartamento decorado e o imóvel entregue é a maior razão do processo movido pelo artista plástico Marcelo Bodo, 37, contra a incorporadora MaxHaus.
Segundo ele, a unidade decorada do empreendimento mostrava teto com argamassa, diferente do que foi entregue e estava no memorial descritivo: concreto aparente.
"[No decorado] ficou lindo, mas a gente não sabia que aquilo não era concreto aparente", argumenta.
Em nota, a MaxHaus declara que os pisos e os tetos de concreto estão em linha com o padrão de acabamento (de concreto aparente) e de acordo com as condições detalhadas no memorial descritivo.
Contra surpresas ingratas, o jeito é reunir o máximo de informações possíveis antes de fechar a compra.
PRECAUÇÕES
De posse do memorial descritivo, que tal verificar com especialistas a qualidade dos acabamentos ali previstos?
Para ter certeza dos serviços existentes no entorno, nada melhor do que diversas visitas à região em dias e horários diferentes.
O tamanho de cada cômodo pode ser conferido com as medidas de móveis que, idealmente, ali estariam.
Espaço "gourmet", sala de ginástica e salão de beleza "pet" são equipamentos de lazer que só serão funcionais se estiverem equipados.
Confirme no memorial descritivo o que será entregue nas áreas comuns do empreendimento. Itens que não forem previstos, como uma geladeira, terão o seu custo rateado entre os moradores.
Pesquisa feita e compra fechada, o cliente deve guardar toda a documentação --inclusive os anúncios-- para bater com o produto entregue ao final da construção.
LOCALIZAÇÃO
Bairros mais valiosos ou famosos costumam "emprestar" seu nome para empreendimentos de regiões vizinhas.
Anúncios enfatizam a proximidade com shoppings e estações de metrô que, muitas vezes, não ficam tão perto.
NOS DESENHOS
Aquela vista de área verde pode, na realidade, não existir. Sob o título de imagem "meramente ilustrativa", campanhas publicitárias criam parques em frente aos empreendimentos.
TOTAL OU PRIVATIVA?
Antes de se surpreender com os 80 m² ofertados, confira se a metragem é de área total ou privativa. Área total inclui espaços do hall, do depósito e pode incluir a da garagem. Privativa é apenas a metragem interna do apartamento.
LAZER ESVAZIADO
A sala de ginástica só cumprirá o papel prometido se vier com os equipamentos. O mesmo serve para o playground e para o salão `gourmet". Se não, o condomínio terá que comprar os equipamentos.
SOMBRAS DA DECORAÇÃO
O uso de espelhos e até de móveis com medidas menores que as convencionais em unidades decoradas dá a sensação de mais espaço.
MEMORIAL
Itens de acabamento usadosem decorado nem sempre são os que serão entregues. Confira o memorial descritivo.
MODOS DE PAGAR
Promessas de financiamento em 48 horas ou sem análise prévia devem ser vistas com reservas. Pagar o sinal sem a certeza do crédito pode levar à perda de dinheiro, já que só parte do investimento será devolvido em caso de dissolução do contrato.
TAMANHOS
Qual a metragem da pista de corrida? E o tamanho da sala de jogos? Itens de lazer com área exígua podem servir apenas para preencher a publicidade do condomínio.
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