Com estoque elevado, Volks suspende produção na fábrica do PR
A produção da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) foi suspensa durante toda a próxima semana devido ao estoque elevado de veículos no pátio.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, há pouco mais de 10 mil carros no local --o normal é de 4.000 a 5.000.
Os funcionários da fábrica afirmam que houve uma queda nas vendas, o que a Volkswagen não confirma. A empresa diz apenas que "está fazendo uso de suas ferramentas de flexibilidade para ajustar o estoque".
A unidade da Volks no Paraná é responsável por cerca de 25% da produção da montadora no país, e produz os modelos Golf, Fox, Fox Exportação e CrossFox.
No período em que a fábrica ficará parada, cerca de 4.000 carros deixarão de ser produzidos.
Além de cancelar a produção, a Volks também prorrogou até o final de 2012 a realização de seis sábados extras de produção na unidade, que haviam sido negociados com o sindicato em maio. A princípio, eles ocorreriam até o final deste ano.
OUTRAS MONTADORAS
A estratégia de suspender a produção também foi adotada na unidade da Volks em São Bernardo do Campo, que cancelou três sábados de produção extra, inicialmente previstos para agosto e setembro.
Já a General Motors, no mês passado, deu férias de duas semanas para 300 funcionários em São José dos Campos (SP) e cortou três sábados adicionais de produção na fábrica de Gravataí (RS), também com o objetivo de reduzir estoque.
Em entrevista em julho, o presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila, disse que o crescimento nos emplacamentos está sendo sustentado pela venda para empresas. "O varejo está parado", comentou o executivo.
Analistas afirmam que o fenômeno é reflexo das medidas tomadas pelo governo para controlar a inflação, com a redução da concessão de crédito.
Comentários