Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Setembro de 2011 às 07:47

    Imprimir


Santarém, no Baixo Amazonas, oeste do Pará, é a cidade que será o ponto mais ao norte da ferrovia dos chineses. Esse município tem 22.886 km² (do tamanho de Israel) e 300 mil habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 1.654.645.000 e a renda per capita é considerada baixa: R$ 6.004,42.

Com a ferrovia, Santarém quebrará o isolamento parcial e se tornará cidade mais competitiva pela facilidade de transporte. Haverá diversificação e aumento na oferta de empregos, a arrecadação fiscal ganhará impulso e a redução do preço do frete de produtos oriundos do centro-sul refletirá na ponta ao consumidor santareno.

Santarém foi fundada em 1661. A cidade se desenvolveu bem após a abertura da BR-163 em meados dos anos 1970, ganhou estrutura, conta com universidades, aeroporto de padrão internacional, tem largas avenidas pavimentadas; seu comércio abastece municípios paraenses e amazonenses ribeirinhos.

O município de Santarém é o mais importante roteiro turístico da Amazônia, muito embora essa condição ainda não tenha se consolidado na prática por falta de divulgação.

A vila de pescadores Alter-do-Chão fica a 35 minutos de carro do centro da cidade. Pelas águas limpas e azuladas do Tapajós e suas praias de areia infinitamente branca e fina Alter é considerado o Caribe Brasileiro e tem intenso fluxo de turistas da Europa, Japão, Estados Unidos e de outras regiões. (EG).




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77493/visualizar/