Vice-presidente solicita parceria do Executivo com acadêmicos de enfermagem para atender a população sinopense
Bortoli cobra refeitório para creche e programa de saúde pública
Em indicações aprovadas na 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop, o vice-presidente da Casa, Ademir Bortoli, fez duas importantes reivindicações ao Poder Executivo, uma para a área da saúde e outra para educação.
O parlamentar reivindica a implantação, com urgência, de um refeitório no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Toda Gente, além da cobertura do parque de diversões. A reivindicação é por conta da situação do Centro, que existe desde 2007 e ainda tem um refeitório. “As crianças se alimentam dentro da sala de aula. Após o lanche, as zeladoras limpam as salas e as crianças esperam no corredor. Este pedido é para que os alunos tenham um local adequado e com qualidade para fazerem as refeições”, salienta. “Além disso, é necessário a cobertura do parque de diversões, pois pela manhã as crianças ainda conseguem brincar até às 9h, mas no período da tarde, devido ao sol escaldante, elas não podem brincar livremente no parque. E considerando que o “brincar é essencial” ao desenvolvimento infantil, solicitamos essas benfeitorias com urgência”, completa o vereador em relação ao outro pedido de melhoria para o Cmei Toda Gente, feito ao prefeito Juarez Costa, ao secretário Municipal de Educação, Tadeu de Azevedo, e à diretora do Centro, Camila Souza Silva.
Já em reivindicação feita ao prefeito; ao então secretário Municipal de Saúde, Alberto Kinoshita; à coordenadora do Curso de Enfermagem do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Sinop, Pacífica Pinheiro Cavalcante; e à coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Sinop (Fasipe), Alessandra Nazaré Pereira, Bortoli pede que seja feito um estudo de viabilidade para implantar um projeto destinado a participação dos universitários no acolhimento aos usuários das unidades públicas de saúde.
“De forma que o estudante fique mais próximo possível de sua realidade profissional e auxilie para agilização e informação ao usuário que procura a rede pública de saúde. É uma forma, também, de humanizar os atendimentos. Juntas, essas instituições [Prefeitura, UFMT e Fasipe] podem elaborar um projeto e estudar a viabilidade em conceder bolsa aos acadêmicos de baixa renda que se inscreverem no projeto.
Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.
Comentários