Candidatura ao governo deve passar pelo PMDB, diz Bezerra
O PMDB está em diálogo com partidos da oposição, como PSB e PDT, sobre as eleições de 2014. O líder maior da sigla, deputado federal e presidente estadual do partido, Carlos Bezerra, sobre a aproximação do PR com os oposicionistas, afirma que a “prioridade é aliança com a atual base governista”. Os líderes do PMDB reiteram que a candidatura ao governo do Estado em 2014, deve estritamente passar pela avaliação do partido.
Todos estão em diálogo, seja situação ou oposição, a perspectiva é debater todas as possibilidades de candidaturas para 2014, até que se chegue a um consenso. Só não parece haver consenso no que concerne às alianças entre partidos que atuam em campos opostos, caso do PSB e PDT, que atuam com críticas ferrenhas à gestão do governador Silval Barbosa.
O PR admitiu conversas institucionais com PSB e PDT sobre a disputa em 2014. Ao ser questionado sobre a aproximação dos partidos, Bezerra revelou que o PMDB também participa deste amplo debate sobre o cenário de 2014 no Estado.
“Toda a cúpula do PR está reunida nesta sexta-feira em um jantar, e já me ligaram algumas vezes, e sei que a prioridade deles é uma aliança com o PMDB”, respondeu Bezerra.
Já sobre a aproximação com partidos de oposição, Bezerra disse “o grupo de oposição também quer uma aliança com o PMDB, todos estão em diálogo”, resumiu.
Com relação a filiação do empresário do agronegócio, Eraí Maggi ao PP, e que lançou pré-candidatura ao governo, se projetando como a “noiva da vez”, Bezerra ressalta que mesmo que o partido tenha assumido uma posição de independência com relação ao governo estadual, as siglas devem caminhar juntas em 2014.
Neste ano, o PP firmou independência na Assembleia Legislativa, após pressionar o governo para a saída do atual secretário de Saúde, Mauri Rodrigues, indicado pelo próprio partido, mas que não estaria a contento das expectativas dos parlamentares. Sem conseguirem resposta de Silval, o PP resolveu “romper” com o governo.
“O PP se tornou independente mas pode estar junto em 2014, não tem nada haver. As próximas eleições não devem levar em conta o que ficou para trás. Mas temos que conversar, mas devemos estar juntos e uma candidatura ao governo vai depender das coligações”, opinou.
O prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB), destaca que o próximo governo deve passar pelo PMDB. “O próximo governo terá que passar pelo PMDB, pode não ser o partido que lance uma candidatura, mas quem quiser ser candidato vai ter que bater na porta do PMDB para poder vencer”, afirmou.
Comentários