Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 05 de Outubro de 2013 às 01:21

    Imprimir


Cinco policiais militares estão presos no Pará suspeitos de envolvimento na morte de Valdeni Landeira, que teria procurado a corregedoria da PM após os suspeitos tentarem extorquir parentes dela sob ameaça de forjar um flagrante por posse de drogas. Em depoimento a promotoria militar, os policiais Alberto Carvalho, Charles dos Anjos, Edson Lira, Luan Gomes e Luís Cláudio Nunes negaram participação na morte de Valdeni.

A denúncia da vítima aconteceu após um rapaz, que prefere não se identificar, ser abordado pelos policiais na Avenida Bernardo Sayão, em Belém. Ele e um grupo de amigos estavam em um carro, e o motorista não tinha carteira de habilitação. Segundo o denunciante, os PMs teriam pedido R$ 2 mil para não plantar drogas no carro."Se a gente não desse o dinheiro da extorsão, eles iam forjar uma droga e falar que era nosso. Aí ia nos jogar na cadeia, para sermos presos”, diz.

Conduta irregular
Segundo a promotoria militar, os policiais suspeitos deveriam ter sido presos imediatamente após a denúncia da vítima chegar na corregedoria, mas isto não aconteceu. De acordo com o Ministério Público, o capitão Cassius Lopes ligou para os policiais e ordenou que ele libertasse as vítimas.

Após a libertação, o grupo passou a ser ameaçado. “Deixavam claro que não era para denunciar, se não ia haver morte”, diz o denunciante. Três dias depois, dona Valdenir foi morta com três tiros na rua dos Pariquis, no bairro do Jurunas.

O assassinato chocou a família da vítima. "O que mais revoltou foi a injustiça que eles fizeram né? Ela foi procurar o direito dela, e morreu por causa do direito que ela foi procurar”, diz um familiar de Valdenir.

Para a promotoria militar, há relação entre o crime e a denúncia feita na corregedoria. O promotor Arnaldo Brasil considera que o capitão Cassius Lopes e o cabo Paulo Sérgio, da Corregedoria, deixaram de fazer o procedimento correto para beneficiar os policiais suspeitos. Eles estão sendo processados por prevaricação, que é um crime cometido por funcionários públicos que se beneficiam do cargo, prejudicando a administração.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/7807/visualizar/