Obra liga Cuiabá e VG e serve para desafogar trânsito em horário de pico
Duplicação da ponte Mario Andreazza está com 23% do projeto executado
A primeira obra de mobilidade urbana voltada para a Copa do Mundo de 2014, licitada pela antiga Secretaria de Estado de Infraestrutura e atual Pasta de Transporte e Pavimentação Urbana, iniciada em maio deste ano, avança rapidamente. Com previsão de entrega para maio de 2012, a duplicação da ponte Mario Andreazza está com 23% dos trabalhos concluídos.
A duplicação é justificada não só pelo aumento do fluxo de veículos decorrente do crescimento das duas cidades, mas também em função da necessidade de criar alternativas viáveis para a ligação entre Cuiabá e Várzea Grande dentro dos planos de mobilidade urbana para a Copa de 2014.
O presidente da Agecopa, Eder Moraes, comemora o rápido andamento desta obra fundamental para melhorar a fluidez do trânsito entre a Capital e Várzea Grande. "Tudo está correndo conforme o planejado. Existem dificuldades que são inerentes a qualquer intervenção de grande porte como esta, mas o avanço está progredindo de acordo com o previsto no projeto", disse Eder Moraes.
De acordo com o engenheiro Vinícius Daniel Ioris, da Atrativa Engenharia, a nova ponte, que terá 228 metros de comprimento e 11 metros de largura, está com 80% da etapa de infraestrutura pronta. "Todo esse processo, que não é muito perceptível, está sendo rapidamente concluído. A infraestrutura para acondicionar as vigas de pré-moldados está sendo finalizada e o processo está bem próximo de sua conclusão".
Outra etapa bem adiantada da ponte é a mesoestrutura, que está com 40% dos serviços concluídos. Essa etapa, que tem a função de ligar as cargas da superestrutura com a infraestrutura, é composta de oito pares de pilares de concreto, sendo cinco já prontos.
A duplicação da ponte Mário Andreazza está orçada em R$ 11,5 milhões e conta com 40 homens trabalhando. De acordo com o engenheiro responsável, os materiais da etapa de superestrutura, último passo para o término da obra, já estão sendo adquiridos.
Após a conclusão das obras, o trânsito deverá ser liberado na nova pista e assim a empresa poderá adequar a ponte antiga que está sendo usada no momento. De acordo com o engenheiro, a empresa irá readequar a estrutura de pavimentos da antiga ponte e construir uma calçada de 2 metros de largura.
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