Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 27 de Agosto de 2011 às 09:13
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


O juiz federal Julier Sebastião da Silva não pode falar em candidatura por conta do cargo que ocupa
O juiz federal Julier Sebastião da Silva não pode falar em candidatura por conta do cargo que ocupa
O juiz federal Julier Sebastião da Silva volta a aparecer no cenário político. O senador Pedro Taques (PDT) tem conversado com o juiz sobre a possibilidade de ele ser candidato a prefeito de Cuiabá em 2012 pelo PDT. O apoio de Taques, no entanto, depende da definição do empresário Mauro Mendes (PSB) se este será candidato ou não. Julier ainda avalia a possibilidade, já que pode se filiar a um partido até seis meses antes da eleição.

Taques ressalta que só conversou com o juiz Julier e isso não quer dizer que já está dando seu apoio para uma eleição. “Eu preciso saber primeiro quem é candidato para depois manifestar alguma coisa. Estamos num Estado democrático e posso conversar com qualquer um”, disse o senador.

O “candidato de Taques” à prefeitura é Mendes, porém ele precisa antes se posicionar se irá ou não à disputa. O senador está amarrado politicamente ao empresário por causa do processo eleitoral em 2010, quando Mendes disputou o governo do Estado e Taques, o Senado. “Ele é o meu candidato à prefeitura, mas temos que saber se ele vai querer ser”, disse o senador.

Conforme o senador, Julier no momento não fala em ter participação política agora por causa do cargo que ocupa. Como é membro do Judiciário ele tem a prerrogativa de sair do cargo seis meses antes da eleição, assim como fez Taques ao sair do Ministério Público Federal. Para os que não são membros do Judiciário e Ministério Público e queiram participar de um pleito, é necessário que esteja há pelo menos um ano filiado a um partido político.

Não é a primeira vez que o juiz ensaia candidatura. Em 2010, o nome dele também era colocado como um possível candidato ao governo do Estado. “Todo homem e mulher de bem devem entrar na política”, disse Taques ao ser questionado da viabilidade de uma candidatura do colega magistrado.

Os dois atuaram juntos em Mato Grosso em muitos processos. Taques, enquanto membro do Ministério Público Federal. O caso de maior repercussão foi a prisão do bicheiro João Arcanjo Ribeiro, um dos chefes do crime organizado no Estado, na conhecida operação Arca de Noé.

Julier tem muitas decisões polêmicas envolvendo políticos do Estado. Taques foi eleito com discurso contra corrupção e Julier, caso saia do cargo para uma disputa eleitoral, iria na mesma esteira que o senador. O apoio do pedetista para uma disputa na capital tem peso porque ele foi o candidato ao Senado mais votado em Cuiabá, embora tenha ficado com o segundo lugar na classificação geral, atrás de Blairo Maggi (PR).

SOBRE MENDES – Por enquanto, o empresário Mauro Mendes tem evitado falar em nova disputa eleitoral. Há informações de que o empresário fará uma avaliação de uma possível candidatura após pesquisas qualitativas e quantitativas.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78212/visualizar/