Educação sucateada; alunos estudam sobre restos de construção em MT
Escola com reforma paralisada em Sinop e merenda sem qualidade; alunos estudam em meio a restos de construções e jogam merenda sem atração fora.
Uma cidade com mais de 120 mil habitantes, que já foi destaque nacional pelo Instituto Airton Senna em modelo de gestão educacional agora tem uma dilema caótico, encontramos escolas municipais com problemas de estruturas, muitas delas precisam de reformas outras os problemas são mais agravantes como o caso da merenda escolar de péssima qualidade.
Em visita a escola Belo Ramo na grande São Cristovão que tem mais de 20 mil habitantes encontramos a escola com as obras paralisadas e os alunos estudando sobre restos de construções civis.
O vereador Fernando Assunção (PSDB) procurado pela nossa equipe disse que no primeiro ano de governo do PMDB (atual gestão) foi cancelado o convênio entre o município e o Instituto Airton Senna que mede a qualidade de ensino em todo o país, questionado como está a situação educacional o vereador disse, “a resposta esta na maior greve da historia dos 37 anos de Sinop, servidores da educação ficaram em greve por quase 02 meses”, afirmou Assunção.
Noticiado pelo BBnews a mais de dois meses uma escola em Sinop está com a merenda em qualidade deplorável, o vereador disse que o problema está no custo irreal do valor do alimento por aluno, o prefeito anunciou que nunca na história do município se gastou tão pouco com a merenda escolar, perfazendo assim uma economia de 53%, pois ele sabe fazer uma gestão para que esta seja barata, o vereador rebate, “veja um exemplo ruim, servir pirão de peixe sem origem ou macarrão com calabresa as 09hs da manhã nos deixa dúvidas quanto a qualidade e atratividade. Além disso, em custos tem de ser levado em conta tudo, transporte, equipamentos, folha de pagamento, etc”, diz o vereador.
“Vejo da seguinte forma: Pra fazer merenda tem de usar os ingredientes, ter funcionários, ter fogões, frízer, carros pra levar, gasolina, impostos e muitos outros fatores, mas aqui só fazem a conta do que gasta no mercado, vejo que não é uma conta verdadeira”, afirmou o vereador.
O vereador questionado se o rendimento escolar é atrapalhado devido às obras paralisadas, ele diz, “com certeza, o exemplo esta na escola Belo Ramo, vamos pra 09 meses de reforma”, concluiu o Fernando Assunção.
Um pai de aluno consultado por nossa equipe disse, “não resta dúvidas de que a merenda escolar na rede municipal de ensino no município de Sinop é de péssima qualidade, o prefeito Juarez Costa tem que ser integro e deixar de só falar e ter a coragem de passar à sociedade as verdadeiras informações”, disse o pai que não quis se identificar comparando a merenda escolar de Sinop com as mostradas no programa da Rede Globo, o Fantástico.
A assessoria da prefeitura de Sinop disse que a escola Belo Ramo está com a sua obra em término final “neste momento está sendo feita a limpeza do terreno e retoque finais na pintura, a obra em si está conclusa”, afirmou a assessoria da prefeitura confirmando que a obra foi lançada no aniversário do município no ano passado.
Comentários