Grão Mestre participa de comemoração ao Dia do Maçon em Arenápolis
No ultima sábado (20) os maçons das Lojas de Nortelândia e Arenápolis se reuniram para uma sessão conjunta com a presença do Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil (GOB), Júlio Tardim na Loja Maçônica Gonçalves Lêdo, a fim de comemorar o Dia do Maçon, instituído em 1918.
Participaram do evento os presidentes das lojas Estrela da Amazônia de Nortelândia, Vitor Sanches, da Loja Dom Pedro I Jairo de Souza e do anfitrião da Loja Gonçalves Lêdo Oliveira Sampaio, bem como os maçons das respectivas lojas, familiares e convidados, que assistiram a palestras proferidas pelos colegas e pelo Grão Mestre Júlio Tardim.
Oliveira Sampaio destacou a importância da data para a comunidade maçônica, que inclusive inicia um novo ciclo na região com o encontro mensal que será realizado entre as três lojas existentes em Nortelândia e Arenápolis.
“Estamos promovendo um congraçamento entre as lojas e com os irmãos numa verdadeira fraternidade maçônica, fortalecendo os laços que nos unem” frisou o presidente da Loja Maçônica Gonçalves Lêdo de Arenápolis.
A origem da maçonaria data de 1717, quando pedreiros ingleses se organizaram, no intuito de guardarem em segredo a forma de construções góticas que tomava conta da Inglaterra. No Brasil, existem cerca de cinco mil lojas maçônicas que se dedicam à realização de obras sociais e filantrópicas.
O dia 20 de agosto foi escolhido como data comemorativa do Dia do Maçom porque em 1822, as Lojas "Comércio e Artes", "União e Tranqüilidade" e "Esperança de Niterói", em sessão conjunta, teriam proclamado a Independência do Brasil. A data, por conseguinte, seria das mais significativas para os maçons, visto que é a data em que o povo maçônico deliberou com o Príncipe Regente Dom Pedro I que a proclamação da Independência do Brasil deveria ser realizada ainda no ano de 1822.
Comentários