Com o frio, umidade relativa do ar aumentou, porém cuidados ainda são recomendados
Temperaturas se mantêm amenas durante semana
Apesar dos termômetros já subirem um pouco, as médias previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Cuiabá mostram que a temperatura ainda continuará amena nesta semana, pelo menos até quarta-feira (24).
Para esta terça-feira (23), a temperatura máxima prevista é de 23 graus Celsius, enquanto a mínima chega aos 18°C. Na quarta-feira (24), as médias começam a subir. A máxima chega na casa dos 33°C e a mínima, aos 16ºC.
Na quinta-feira (25) haverá, segundo o Inmet, uma "ligeira elevação", com máximas de 33°C e mínimas de 16ºC. Os dias serão claros a parcialmente nublado, com névoa seca.
"A névoa seca deixa o ar mais poluído. Quando começarem a ocorrer as primeiras chuvas e as queimadas também diminuírem, já na segunda quinzena do mês, o ar todo já será limpo", explicou meteorologista do Inmet, Amilton Carvalho.
A respeito da umidade relativa do ar, a Defesa Civil alertou, que entre hoje e a próxima sexta-feira (26), as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 30% por todo Estado.
Problemas
Entre problemas decorrentes da baixa umidade do ar, o órgão cita complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos, além do aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Abaixo de 30% a fase é considerada de atenção, cuidados quanto hidratação e não ficar exposto ao sol por muito tempo devem ser tomados.
Confira as recomendações da Organização Mundial de Meteorologia (OMM):
* Evitar exercícios ao ar livre entre 11 e 15 horas;
* Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc;
* Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc;
* Consumir água à vontade;
* Observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento;
* Observar as recomendações do Estado e atenção.
Comentários