O trajeto percorrido pela equipe começou em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terminou em Foz do Iguaçu. Foram mais de 20 mil quilômetros rodados pelo carro elétrico
Carro elétrico feito em Itaipu conclui viagem pelas Américas
O automóvel elétrico produzido da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, passou nos testes de resistência, após viajar por 15 países e suportar as mais diversas condições climáticas. A viagem teve início no dia nove de abril e terminou na última quarta-feira (17).
O protótipo é uma adaptação do Palio Weekend, modelo tradicional da montadora italiana Fiat e por ser elétrico, não emite poluentes e seu motor é totalmente silencioso.
O trajeto percorrido pela equipe começou em Los Angeles, nos Estados Unidos, e passou por diversos países das Américas, com: México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, Equador, Panamá, Chile, Colômbia, Paraguai e Argentina. A viagem termina no local onde ele foi planejado, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade da Usina de Itaipu, após rodar mais de 20 mil quilômetros.
O jornalista Paulo Rollo acompanhou a experiência com o carro elétrico explicou que a maior dificuldade da equipe foi em encontrar tomadas para recarregar a bateria. Em algumas ocasiões tiveram que usar casas e até padarias. No mais, o automóvel se comportou bem e não demonstrou problemas mecânicos durante os 128 dias de aventura, mesmo tendo passado por territórios com neve, cascalho ou barro.
Os engenheiros de Itaipu têm como objetivo baratear o modelo, já que no Brasil a tecnologia chega a custar até seis vezes mais que os carros tradicionais, com motores a combustão ou flex. A bateria é o principal alvo para a redução de preços e possível competitividade dos elétricos em território nacional. Com informações do G1 e do ClickFoz.
Comentários