Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 19 de Agosto de 2011 às 16:30
Por: João Varella

    Imprimir


Os brasileiros fizeram ao menos 850 mil downloads de cópias ilegais do game Fifa 11 desde que ele foi lançado, em setembro do ano passado. Esse número se refere apenas aos jogos baixados nas plataformas Xbox 360, Playstation 3 e PSP. O jogo foi lançado também para computador, Wii, DS, celulares e Playstation 2.

O R7 fez um levantamento no site dos maiores varejistas brasileiros e encontrou o game sendo vendido a, no mínimo, R$ 127,40. Isso significa que os downloads piratas representam um rombo de pelo menos R$ 108,29 milhões para o mercado.

As informações são de um estuda da Acigames (Associação Comercial Industrial e Cultural de Games), que vai apresentar ao Ministério da Justiça em outubro. O nome do game não será apresentado na pesquisa, mas o R7 teve acesso a alguns resultados preliminares do levantamento e confirmou que se trata do Fifa 11, produzido pela Eletronic Arts.

Para chegar a esses números, uma equipe de oito técnicos da Acigames monitorou os principais servidores de um sistema de troca de arquivos tipo P2P (peer to peer, quando os usuários acessam os arquivos diretamente da máquina de outros participantes do sistema). A rede analisada vem ganhando força nos últimos anos no compartilhamento de arquivos pesados, pois o sistema "picota" em vários pedaços o download.

Outros meios

Além do compartilhamento por meio de rede P2P, a Acigames constatou que vários sites estão usando servidores gratuitos para hospedar os jogos piratas. Muitos dos sites trocam links uns dos outros e têm interface que não fica nada a dever para os sites oficiais.

Sem contar que existe também a pirataria por meio de mídias físicas vendidas em camelôs - o jeito mais comum no Brasil. Não há dados que mensurem esse mercado negro.

Apesar de apenas enfocar três plataformas, os pesquisadores listaram as cinco plataformas mais afetadas:

1º) Xbox 360 (Microsoft)
2º) DS (Nintendo)
3º) Playstation 2 (Sony)
4º) Wii (Nintendo)
5º) Playstation 3 (Sony)

Contatada, a Eletronic Arts, produtora do Fifa 2011, não se manifestou sobre o assunto





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79000/visualizar/