Taxa de ocupação passou de 70,91% em junho para 75,23% em julho. De janeiro a julho, o crescimento do mercado doméstico chegou a 21,17%.
Mercado aéreo doméstico cresce 20,07% em julho, diz Anac
A demanda por transporte aéreo no mercado doméstico brasileiro cresceu 20,07% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos aumentou 13,19%. Com isso, a taxa de ocupação passou de 70,91% para 75,23%. Os números fazem parte do relatório divulgado ontem (18) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No mercado internacional também houve aumento da demanda para as companhias aéreas brasileiras, com alta de 10,24% sobre julho do ano passado. A oferta de assentos aumentou 1,61% e a taxa de ocupação nas rotas internacionais operadas pelas empresas brasileiras passou de 78,32% para 84,96%.
De janeiro a julho de 2011, o crescimento do mercado doméstico chegou a 2 1,17%. A oferta de assentos aumentou 14,37%. Já no mercado de vôos internacionais operados por empresas brasileiras, o aumento na demanda no acumulado do ano é de 17,46%, enquanto a oferta de assentos cresceu 11,25%.
TAM mantém liderança
Nas rotas domésticas, o Grupo TAM (que compreende a TAM e a Pantanal) mantém a liderança do setor no mês de julho, com 40,88% do mercado, seguido pela Gol/Varig, com 38,14%.
Somadas as participações da Gol e da Webjet, entretanto, o total chega a 43,09% da demanda, superando o mercado da TAM. Em junho, Gol e da Webjet responderam juntas por 42,64% da demanda contra 41,68% da TAM.
No dia 8 de julho, a Gol anunciou acordo para comprar a Webjet em negócio de R$ 311 milhões. A aquisição está sujeita, entre outras condições, à realização de auditoria nas atividades e ativos da WebJet, e às aprovações das autoridades governamentais. Até a conclusão da venda, as operações das duas empresas seguirão de forma ind ependente, sem previsão de mudanças estruturais ou de gestão.
Segundo a Anac, as demais empresas responderam em julho por 20,98% do setor. Em terceiro lugar está a Azul com 9,17%, seguida pala Webjet (4,95%), Trip (3,02%) e Avianca (2,99%).
Já nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, o Grupo TAM ocupa a liderança isolada, com 88,01% do mercado, contra 10,49% da segunda colocada Gol/Varig.
Comentários