CPI define na próxima semana a convocação de secretário
O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Alexander Torres Maia, deverá ser convocado na próxima semana para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito das Usinas Hidrelétricas (CPIUH). A convocação está sendo estudada e pode acontecer na reunião ordinária do dia 25 de agosto.
De acordo com o relator da CPI, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), as denúncias em relação a duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) são suficientes para pedir explicações ao chefe da pasta ambiental. As usinas estão localizadas em Brasnorte e São José do Rio Claro (579 e 315 quilômetros de Cuiabá).
Os empresários Eraí Maggi e José Pupim tinham sido convocados para depor ontem, no entanto, não apareceram. Mas o relator disse que, como os nomes deles não estão na razão social do empreendimento de São José do Rio Claro, não haveria necessidade das presenças.
O presidente da CPI, deputado Percival Muniz (PPS), afirmou na reunião que todas as denúncias do agricultor David Perin, em relação a PCH Bocaiúva, em Brasnorte, serão apuradas pela CPI. Entre elas estão venda irregular de madeira, aumento sem autorização do reservatório e a construção de uma estrada.
A comissão investiga os empreendimentos em Mato Grosso que não foram aprovados pela Assembleia Legislativa. O objetivo é saber quais usinas apresentam irregularidades e por que, mesmo com problemas, foram autorizadas pela Sema.
A CPI foi aberta após denúncias que foram encaminhadas a Assembleia Legislativa apontando uma série de irregularidades nestes empreendimentos. A comissão foi instaurada em maio. Além de Dilmar e Muniz, integram a CPI os deputados Walter Rabello (PP), Baiano Filho (PMDB) e Sérgio Ricardo (PR).
Comentários