Bullying será discutido na APM
Em 29 de agosto de 2011, a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza novo debate sobre Transtornos de Aprendizado, ao vivo, por videoconferência. O tema discutido será bullying, um problema que sempre existiu, mas que tem ganhado mais enfoque a cada ano. O evento será transmitido pela internet e poderá ser acompanhado a partir das regionais da APM localizadas no interior do Estado. Os interessados poderão se inscrever no site: http://www.apmcorp.org.br/tdah/geral/
“Toda sorte de abuso de poder do aparentemente mais forte contra o mais fraco é uma forma de bullying”, explica o dr. Wimer Bottura Jr, presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência e coordenador do evento. Ele acredita que a partir do momento em que o problema é identificado e admitido, a sociedade começa a evoluir.
Em sua opinião, a globalização e o acesso fácil à informação trazem muitas vantagens, pois colocam o tema em debate e ajudam a esclarecer as principais dúvidas.
Consequências
São inúmeras as sequelas deixadas, não somente para quem sofre como também para quem pratica o bullying.
“Apesar de ambos apresentarem consequências, avaliamos que as vítimas mostraram melhor resultado de vida em relação àqueles que o aplicam. Enquanto as vítimas podem dar queixa e iniciar o tratamento, o agressor não aceita ajuda e permanece com uma defesa arrogante, carregando, em silêncio, culpa e vergonha”.
Tanto pais como educadores devem estar atentos para perceber que há algo de errado, como por exemplo quando o jovem se esquiva da escola, simula doenças para faltar, passa a desconfiar excessivamente de tudo e todos, fica agitado e com insônia.
Diante desta situação, a punição nunca é indicada. Os pais devem procurar um especialista para que ele possa orientá-los da melhor maneira possível.
Webconferência Transtornos de Aprendizado
Data: 29 de agosto de 2011
Horário: 20h30 às 22h
Informações e inscrições: http:www.apm.org.br
Comentários