Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Agosto de 2011 às 08:32
Por: NOELMA OLIVEIRA

    Imprimir


O vereador Deucimar Silva (PP) apresenta hoje requerimento para convocar o presidente da Sanecap, Aray Fonseca
O vereador Deucimar Silva (PP) apresenta hoje requerimento para convocar o presidente da Sanecap, Aray Fonseca
O vereador Deucimar Silva (PP) apresenta na sessão de hoje da Câmara Municipal um requerimento para convocar o presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Aray Fonseca, para explicar uma série de denúncias de corrupção que teriam acontecido no órgão. Segundo o parlamentar, um áudio de três horas revela várias irregularidades na Sanecap.

Está e a segunda vez que Deucimar anuncia ter uma mídia com denúncias. Há um ano, em meio à disputa pela mesa diretora da Câmara, ele revelou ter um vídeo em que era apontada compra de votos à eleição. O grupo de Deucimar perdeu a eleição e o Ministério Público apontou que a fita havia sido editada, ou seja, era inconclusiva. Ninguém foi indiciado.

Nesta recente denúncia, o vereador diz ter ouvido aproximadamente 20 minutos das três horas de áudio que, segundo ele, foram o bastante. Ele não encaminhou o documento às autoridades policiais nem ao Ministério Público. Silva explicou que a cautela é uma maneira de dar oportunidade para o presidente da Sanecap fazer os esclarecimentos.

Deucimar não quis dar detalhes sobre o teor das conversas que, conforme ele, serão utilizadas para confrontar o presidente da Sanecap, quando este comparecer à Câmara. Após a aprovação do requerimento, os convocados têm um prazo de 15 dias para se explicar.

Outros integrantes da atual diretoria e ex-diretores da Sanecap são citados nas conversas e também deverão ser convocados para prestar esclarecimentos. Segundo informações levantadas pela reportagem, no diálogo também aparece supostamente a voz do ex-diretor da empresa, o ex-governador Frederico Campos, que aparece orientando a evitar irregularidades. Porém, não pesa qualquer acusação contra o ex-governador.

“Não tem nada contra o Frederico. Ele aparece combatendo a questão, é um exemplo de ética e honestidade”, afirmou o vereador, quando questionado se havia algo contra o ex-governador, que foi diretor da Sanecap na gestão do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB).

As denúncias apontam para clonagem de notas fiscais, além de outros tipos de irregularidades. Há suspeitas ainda de superfaturamento em confrontos de documentos como o fato de a Sanecap abrir um buraco de meio metro e adquirir quatro mil metros de aterro.

Na sessão de hoje, durante o ato de apresentação do requerimento, o vereador se posicionará sobre os documentos. Ele não identificou a pessoa que lhe repassou as denúncias. Segundo o parlamentar, a fita chegou até a sua mão por uma pessoa que disse acreditar que ele poderia tomar providências sobre as acusações.

O vereador diz que há tempos vem orientando o prefeito Chico Galindo (PTB) sobre a situação da empresa. “Se o prefeito não mudar este sistema de gestão dificilmente chega ao final da gestão”, disse Deucimar.

O presidente da Sanecap informou que procurou o vereador Deucimar sobre as denúncias e este teria o informado que as denúncias não envolveriam o seu nome. Segundo Aray, as questões envolvem gestões passadas. Fonseca acrescentou ainda tem várias sindicâncias instaladas no órgão para apurar supostas irregularidades. “A Sanecap faz 40 anos que é só problema”, disse o dirigente.

O vereador progressista é ex-presidente da Câmara. Aray assumiu este ano a Sanecap por indicação do prefeito. Os dois pertencem ao mesmo partido.

Médico oncologista, Aray foi secretário de Saúde de Cuiabá na gestão de Wilson Santos.

REGRAS - A bancada do PP na Câmara, formada pelos vereadores Marcus Fabrício, Everton Pop e Deucimar Silva, votará em bloco as mensagens do prefeito. A decisão partidária será encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral. Desta forma, a desobediência partidária pode implicar em punições pelo partido. Porém, as baixas no partido são iminentes. Pop deverá ingressar no PSD.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79227/visualizar/