A invenção apelidada de Bloon Balloon ainda está em testes, mas já demonstra sucesso em protótipos capazes de voar a altitudes de até 33 quilômetros.
Empresa espanhola projeta balão para viagens espaciais sustentáveis
A empresa espanhola Zero2Infinity está disposta a desenvolver uma maneira sustentável de viajar pelo espaço. A ideia é criar uma aeronave parecida com um balão gigante, movida a gás hélio.
A empresa foi criada seguindo a premissa de “elevar a consciência planetária”, até mesmo no sentido físico, através de projetos que reduzem os impactos ambientais dos transportes aéreos.
A invenção apelidada de Bloon Balloon ainda está em testes, mas já demonstra sucesso em protótipos capazes de voar a altitudes de até 33 quilômetros. Ao contrário dos aviões ou das espaçonaves, o balão deve fazer voos silenciosos e sem qualquer emissão de gases poluentes.
A expectativa é de que ele esteja disponível para fazer viagens turísticas em 2015, carregando dois pilotos e quatro passageiros. Os testes com seres humanos devem começar em 2012. O Bloon Balloon poderá alçar voo de qualquer lugar, sendo elevado pela força do gás hélio. Para retornar à superfície terrestre, o gás será liberado para o espaço e, quando o balão se aproximar do chão, oito pés infláveis serão estendidos, criando uma espécie de almofada para o pouso.
Apesar de ter alto alcance, o balão mantém a praticidade dos modelos tradicionais, sendo um meio de transporte portátil e inflável. Além de servir para o turismo, a empresa espera que, ao deixar de ser um conceito, o Bloon Balloon ajude também a área de pesquisas espaciais.
Comentários