Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Outubro de 2013 às 23:48

    Imprimir


Ilustração
Uma cooperativa de produtores de leite fomentada pela administração municipal de Nova Marilândia, que recebe orientações da Secretaria Municipal de Agricultura, está desenvolvendo várias ações no sentido de fortalecer a cadeia produtiva implementada na Zona Rural, com o intuito de aumentar a geração de renda das famílias que vivem da atividade.


 
As primeiras ações da cooperativa já animam os produtores rurais, entre elas um acordo com uma indústria de beneficiamento do produto, que garantiu um preço melhor no litro do leite, além da obtenção de melhores preços na aquisição de medicamentos, rações e outros produtos utilizados na produção.


 
Uma das medidas que irão contribuir para que os produtores mantem seus rendimentos, é a produção de forrageiras numa parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, uma vez que com o fim do período de chuvas e inicio da estiagem, a produção de leite fica comprometida, reduzindo consideravelmente a rentabilidade dos produtores, trazendo assim grandes prejuízos à bacia leiteira,  aumentando o preço do leite, matéria-prima na fabricação do queijo coalho e laticínios, entre outros.


 
Em muitos casos a redução faz com que muitos produtores vendam seus animais para o abate, porque fica muito caro alimentá-los neste período e o lucro obtido com a atividade mal dá para bancar os custos.


 
Para evitar um quadro ruim para os proprietários rurais que atuam nesta cadeia, a administração municipal está incentivando o pequeno produtor de leite, e atualmente mais de 10 famílias estão sendo beneficiadas com incentivos, através de insumos e maquinários na produção de forrageiras como alimento para o rebanho bovino.


 
“Nosso objetivo é que a cooperativa intensifique suas ações focada num melhor rendimento para o produtor de leite, aumentando inclusive o número de propriedades envolvidas na atividade, fazendo crescer a bacia leiteira e tornar nossos municípios um dos maiores produtores de leite da região e porque não do Estado” salientou Santos.


 
A administração municipal tem ainda disponibilizado técnicos para orientar os produtores quanto a forma correta de cuidar do rebanho leiteiro no período de seca e não comprometer a produção, assegurando que o meio rural tenha as condições necessárias para produzir da melhor forma possível. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/7927/visualizar/