Vereador "Jaburu" será ouvido dia 23
Comissão de Ética de Decoro Parlamentar da Câmara de Sorriso ouvirá, dia 23, o vereador Gerson Frâncio, o Jaburu (PSB), acusado de com Chagas Abrantes (PR) e Roseana Marques (PR) negociar apoio político ao prefeito Chicão Bedin (PMDB). O edital de notificação foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circula hoje, designando a sessão para o interrogatório, às 8h30, na sede do Legislativo. Gerson não compareceu à oitiva na segunda-feira (15), na qual os outros dois vereadores acusados prestaram depoimentos.
Conforme Só Notícias já informou, Chagas Abrantes negou envolvimento e se disse vítima de armação política dos adversários para acusá-lo de corrupção. Afirmou ainda que virou alvo do Poder Executivo por ser de oposição e em nenhum momento nas gravações existentes, fez pedido de propina. Roseane também negou qualquer tipo de pedido financeiro e ressaltou que foi às reuniões, gravadas por secretários municipais, a pedido do vereador Jaburu.
O assessor jurídico da prefeitura Zilton Mariano, que também depôs, confirmou ter feito gravações de conversas de vereadores pedindo propina em troca de apoio político. Ponderou que elass foram feitas ano passado - uma delas em abril- e outras entre outubro a dezembro e enviadas ao Ministério Público que deflagrou a Operação Decoro, resultado nas prisões, por cinco dias, dos vereadores.
Também depuseram o secretário de Administração, Rondinele Urias e de Indústria e Comércio, Santinho Salermo. Após esta fase de depoimentos, e análise dos documentos que constam no processo judicial, a comissão fará relatório com suas conclusões podendo pedir punição para os vereadores (que pode ser até pedido de cassação) ou absolvição das acusações.
A comissão foi instituída para analisar se houve ou não quebra de decorro parlamentar por parte dos três vereadores. O relatório pode sair ainda este mês. (W.S)
Comentários