Governador recorre a deputados e diz que sistema é de longo prazo na área metropolitana
Para Silval, Governo Federal vai aprovar VLT em Cuiabá
O governador Silval Barbosa (PMDB) intensificou, nesta semana, as articulações visando a definir o modal de transporte público, em Cuiabá e Várzea Grande, como vistas à Copa do Mundo de 2014.
Na segunda-feira (15), por exemplo, depois de várias audiências em Brasília, ele conversou com o presidente da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados, deputado Jonas Donizete (PSB-SP). Na ocasião, Silval destacou a necessidade e a viabilidade de se mudar a matriz de transporte programada - do BRT (Bus Rapid Transit) para o VLT (Veículo Leve Sobre Trilho).
"A minha vontade e de toda a equipe é construir um sistema de transporte de massa em Cuiabá e Várzea Grande que tenha suporte para longo prazo. Se fosse para optar pelo BRT, nós já estávamos em execução da obra", declarou o governador, em entrevista ao MidiaNews.
Silval almoçou com o vice-presidente da Comissão de Turismo e Desportos, deputado federal Romário de Souza Faria (PSB-RJ), no Palácio Paiaguás, e aproveitou para explicar que o principal motivo da defesa do VLT é a redução das desapropriações de imóveis, nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.
O chefe do Executivo alegou que espera "equilíbrio" por parte do Governo Federal na escolha do transporte de Cuiabá para a Copa do Mundo, e elencou motivos favoráveis ao VLT.
"Não tem como suportar um valor estimado em R$ 1 bilhão. Não há financiamento para as desapropriações. Tem que ser exclusivamente com recursos próprios, e a maior dificuldade é que não sabemos dimensionar o tamanho de uma briga jurídica em torno disso. O VLT é um sistema moderno, eficaz e que comporta em longo prazo, enquanto o BRT já nasce estagnado", explicou.
Conforme o deputado Jonas Donizete, a possibilidade de Cuiabá vir a substituir o BRT pelo modelo de VLT, como modal de transporte público para a Copa do Mundo de 2014, será analisada, ainda nesta semana, pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva (PC do B), e pela presidente Dilma Rousseff (PT).
O principal ponto exigido pelo Governo Federal é a garantia de que o sistema de transporte seja entregue antes do evento, ou seja, na data-limite, que é dezembro de 2013.
Articulações
Silval Barbosa disse, ainda, que está empenhado em implantar o VLT em Cuiabá. Por isso mesmo, já manteve negociações em Brasília a favor do sistema de transporte.
"Fiquei três dias em Brasília, na semana passada, e visitei Caixa Econômica Federal (CEF), Ministério das Cidades, Casa Civil... Consegui aval da Secretaria do Tesouro Nacional para explorar a capacidade de contrair empréstimo e investir no VLT. Aguardo somente o posicionamento da presidente Dilma", completou o governador.
Comentários