Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 17 de Agosto de 2011 às 05:38
Por: Laís Costa Marques

    Imprimir


Impacto do embargo russo sobre a exportação de carne vermelha em Mato Grosso reduziu as exportações em 99,5% entre junho e julho deste ano. Volume de embarque de carne proveniente do Estado passou de 4,7 mil toneladas no sexto mês do ano para 25 toneladas no mês seguinte. Reflexos foram atenuados pela compensação das empresas frigoríficas em exportar para outros países.

De acordo com o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, por enquanto, devido ao período de entressafra no setor e redução da oferta por outros países, Mato Grosso consegue compensar a perda de mercado, mas que em breve isso poderá desencadear uma crise no setor.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou por meio da assessoria de imprensa que os técnicos da Rússia ainda não responderam o documento encaminhado pelo Mapa com as respostas e soluções aos problemas que acarretaram o embargo.

Presidente do Sindicado da Indústria Frigorífica de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Freitas, explica que as empresas compensaram a falta do mercado russo com a exportação para países como Irã e Chile. Freitas, porém, revela que o maior problema para o setor está no câmbio, e não no embargo russo. "Mesmo que a Rússia retome a relação comercial, com o dólar em baixa a venda não será vantajosa e isso é um problema maior para indústria da carne".

Marfrig, segunda maior indústria frigorífica do país e que também teve plantas interditadas em Mato Grosso, informou por meio da assessoria de comunicação, que a empresa vem buscando outras opções e obtendo sucesso.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79411/visualizar/