Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Outubro de 2013 às 18:45
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


A princípio considerada a mais adiantada obra da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, o viaduto da Sefaz não deve ser entregue tão cedo. A obra, que estava praticamente pronta e já estava inserida em uma agenda para inauguração, deverá ter uma parte da estrutura refeita. Motivo: há suspeita de que o asfalto utilizado esteja fora das especificações do contrato.


Apenas nesta quinta-feira (3) a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa-MT) deve tomar ciência do que aconteceu no viaduto, cujo asfalto já teria apresentado uma fissura. Uma contraprova do asfalto utilizado na pavimentação será apresentada hoje. Em uma avaliação rápida, técnicos da secretaria reprovaram o resultado dos trabalhos. Com a contraprova será possível avaliar que medidas serão necessárias para readequar a obra.

A obra do viaduto da Sefaz, com 278 metros em forma de ferradura, é de responsabilidade do consórcio VLT Cuiabá

A fragilidade da obra foi detectada no início da semana, quando uma chuva fez com que aparecessem buracos no pavimento do elevado. O Consórcio VLT, por meio de nota, informou que os buracos encontrados na pista eram resultados de um processo de ‘fresagem fina’, realizada na semana passada, num trecho do pavimento. O objetivo do teste era ‘melhorar o ajuste da junta de dilatação’.







O consórcio construtor das obras do VLT informou que irá refazer a pavimentação no local ainda neste final de semana. Os trabalhos não terão custo adicional ao Governo do Estado, já que fazem parte do pacote do VLT que prevê reconstrução em trechos que não passarem pelo teste de qualidade. 

Presume-se que essa foi a causa do adiamento da inauguração do viaduto, que poderia ter ocorrido na semana passada. Desta vez,a Secopa nem chegou a anunciar nova data de inauguração da obra para evitar outra frustração, uma vez que a previsão de entrega inicial era 10 de setembro. O governador Silval Barbosa aguardava apenas a conclusão dessa obra para anunciar o primeiro pacote com 10 inaugurações da Copa em Cuiabá.

Pode se repetir no viaduto da Sefaz o que está ocorrendo no viaduto do Despraiado, onde o Governo do Estado detectou que a qualidade do asfalto não era compatível com o contrato e exigiu que o trabalho fosse refeito. A qualidade da brita utilizada no asfalto não passou pela avaliação.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães reafirmou que o Governo do Estado “tem pressa em entregar as obras da Copa, mas só fará isso com responsabilidade”. Segundo o secretário, “a Secopa não vai aceitar obra mal feita ou de qualidade ruim. Somente quando a obra for concluída atendendo as exigências do contrato, será enfim liberada. Isso é mais um transtorno e pedimos à população para ter paciência”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/7946/visualizar/