Negociações começaram em Glória D’Oeste e Rio Branco está concluindo os estudos
Municípios de MT reivindicam reformulação do PCCS e piso salarial
Os trabalhadores da educação de Glória D’Oeste, a 304 km de Cuiabá, se reuniram ontem (15) de manhã com o prefeito Nilton Borges Borgato, para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Um novo encontro foi agendado para a próxima segunda-feira (22). Será o segundo após a pauta ter sido protocolizada junto ao Executivo Municipal, na semana passada, dia 08 de agosto.
Os profissionais da educação reivindicam Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) unificado, piso salarial de R$ 929,00, jornada de 30 horas semanais e hora atividade para interinos. Além da diretoria da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a diretora do polo regional Oeste II, Lúcia de Lourdes Gonçalves, também participou da reunião.
As discussões são baseadas nos estudos feitos pela subsede acerca da arrecadação e aplicação dos recursos da Educação do município. As contas da prefeitura de Rio Branco, a 367 km da Capital, também estão sendo estudadas pelos trabalhadores da rede municipal de ensino. A conclusão deve ocorrer nos próximos dias. Além da implementação do piso possível, a categoria reivindica reformulação do PCCS com jornada única e inclusão dos funcionários da Educação.
A expectativa é que as negociações avancem nos dois municípios até o atendimento das reivindicações. “Esperamos que haja vontade e disposição dos gestores para aplicarem de fato os recursos municipais da Educação, contemplando assim os anseios da categoria”, ressaltou a diretora regional do Sintep/MT.
Comentários