Terminal de Salvador receberá R$ 45 milhões
O aeroporto mais movimentado do Nordeste, o Deputado Luís Eduardo Magalhães (Salvador), também deverá sofrer reformas. Atrás apenas dos principais terminais do País em fluxo (localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), o terminal baiano receberá investimentos da ordem de R$ 45 milhões para construir uma nova torre de controle e ampliar o pátio de aeronaves. Este último, que, hoje, oferece 27 posições para aviões de médio e grande porte, ganhará mais dez vagas.
"Os projetos básico e executivo das obras já estão em andamento. O início dos trabalhos está previsto para março de 2012, com conclusão em abril de 2013", projeta o superintendente da Regional Centro-Leste da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho.
A ideia é de também realizar uma grande reformulação interna para adequar as áreas operacionais e comerciais, e melhorar os sistemas de ilu minação, ar-condicionado, elevadores, escadas rolantes, esteiras de bagagem, sanitários, salas de embarque e desembarque.
A área de check-in, por exemplo, terá acréscimo de 40 posições, estendendo o quantidade atual para 90. Além disso, conforme a Infraero, o número de pórticos de raios X passará de oito para 12.
Outra alteração prevista diz respeito às vias de acesso que, serão cobertas e transparentes, possibilitando o aproveitamento da luz solar para a iluminação e absorção adequada do calor. O estacionamento receberá novo piso, e terá sua capacidade elevada de 1,3 mil para 3 mil vagas. De acordo com o projeto, haverá passarelas de acesso e o terminal de ônibus do aeroporto será ampliado.
Previsão de crescimento
Depois de receber 7,6 milhões de passageiros durante todo o ano passado, recorde histórico que poderá ser superado ainda em 2011 (a previsão é de 8,5 milhões de pessoas), o principal aeroporto da Bahia já está merecendo passa r por uma modernização. Para se ter uma ideia dessa necessidade, no acumulado dos seis primeiros meses deste ano, a movimentação de viajantes subiu 16%, alcançando a marca de 4,28 milhões de pessoas que passaram por aquele equipamento. O número representa 590 mil passageiros a mais do que o fluxo registrado em similar período de 2010.
Segundo a Infraero, houve um acréscimo de 16%, em igual intervalo de comparação do ano passado, na quantidade de pousos e decolagens no local, que chegaram a 63 mil, ante 54 mil entre janeiro e junho do ano anterior. (ISJ)
Comentários