Professores discutem reajuste salarial nesta 2ª
Trabalhadores da educação da rede municipal, em Cuiabá, participam de assembleia geral nesta segunda-feira para discutir a proposta de reajuste salarial apresenta pelo prefeito Francisco Galindo (PTB). A categoria reivindica aumento de 15% nos salários, mas conseguiu apenas 13%, que ainda depende do aval da Assembleia Legislativa e o encontro acontece às 15h.
A presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep/Cuiabá), professora Helena Maria Bortolo, explica que diversas audiências foram realizadas com o gestor municipal e secretário de Educação, Permínio Pinto para construir uma proposta de reajuste salarial. “O mês de julho é a data-base dos trabalhadores da rede pública do município e gostaríamos que Galindo repusesse a inflação do período de 2010 e 2011 e assegurasse ganho real de salário, mas até o momento isso não foi formalizado”, lamentou.
Bortolo revela que a perda inflacionária do período da categoria conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 6,71% e a proposta oficial de ganho real de salário foi de 6,29%, sendo 8% em julho, 2% em outubro e 3% em fevereiro de 2012.
Além da questão salarial, trabalhadores das 96 escolas e 47 creches cobram o cumprimento da Lei Orgânica do Município no que se refere à concessão de aposentadorias e de licenças-prêmio.
Comentários