Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Outubro de 2013 às 13:57
Por: Nelson Alves

    Imprimir


No próximo dia 07, segunda-feira, Nova Olímpia vai sediar dois grandes eventos envolvendo representantes de pelo menos 15 municípios da região, dentre prefeitos, vereadores, secretários municipais dentre outras autoridades.


 
Simultâneo ao Encontro de Prefeito do Consórcio Intermunicipal Econômico, Social, Ambiental e Turístico da Bacia do Alto Rio Paraguai, haverá o Seminário do Saneamento Básico nos 25 municípios das cabeceiras do Pantanal e Perspectivas de Soluções, evento promovido pela Prefeitura de Nova Olímpia, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba, Instituto Trata Brasil e Consórcio Alto do Rio Paraguai, com início às 14h30, no Centro de Convivência dos Idosos na Rua Pedro Pedrossian, esquina com a rua 32 – Jardim das Oliveiras.


 
Na programação, segundo informa o secretário de Planejamento, Edson Noel da Silva (Edinho), haverá palestras sobre a proposta de ‘Construção do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal’; ‘Situação do Saneamento Básico nos municípios da área de abrangência do Pacto’, ministrada pelo presidente executivo do Instituto Trata Brasil, químico industrial, Edison Carlos; e “Alternativas de soluções para o saneamento” com Wilson Tadeu Lopes da Silva, doutor em Química Analítica pela USP. “São grandes autoridades no assunto e com certeza vão trazer uma imensa contribuição para a nossa região”, cita o secretário, frisando que haverá debates e ao encerramento haverá o lançamento da publicação “Saneamento e Saúde nas cidades do Pacto”.


 
Integram o Consórcio Intermunicipal Econômico, Social, Ambiental e Turístico da Bacia do Alto Rio Paraguai,: Arenápolis, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá. Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Tangará da Serra. O Consórcio é presidido pelo prefeito de Nova Marilândia, Wener Santos.


 
O PACTO - É um compromisso formal formulado pela sociedade civil, setor privado (reconhecidos como usuários pela lei da águas) e poder público para promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da formação de parcerias e a gestão compartilhada de ações e atividades.


 
Construídos de forma consensual e participativa, o objetivo do Pacto das águas é instrumentalizar a região, sua esfera pública, setor privado e a sociedade civil, com uma visão estratégica sobre a situação da região e da gestão dos recursos hídricos com o propósito de garantir água em quantidade, qualidade e regularidade para a atual e as futuras gerações e o funcionamento do ecossistema pantaneiro.


 
O Pacto das Nascentes do Pantanal vai abranger uma área onde estão 20 municípios que compõem a chamada “caixa d´água do Pantanal, em quatro sub-baciais da Bacia do rio Paraguai: Alto Paraguai, Cabaçal, Jauru e Sepotuba. Nessa sub-bacia localizam-se os municípios de Araputanga, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos e Tangará da Serra.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/7977/visualizar/