AGE fiscalizará inventário de Medicamentos da SES
Auditoria Geral do Estado irá auditar o inventário de medicamentos e insumos de saúde entregue pela empresa Unihealth nesta sexta-feira (12) à Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) como parte do processo de transição da gestão de medicamentos do Estado. Os relatórios serão analisados pela equipe da Coordenadoria de Auditoria dos Subsistemas de Aquisições e Contratos dentro dos trabalhos de monitoramento realizados pela instituição.
Ao final deste processo de transferência da gestão e logística do sistema para o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS), o mesmo que assumiu a administração do Hospital Metropolitano em Várzea Grande recentemente, a auditoria produzirá um relatório consolidado e conclusivo sobre os trabalhos desenvolvidos.
Nova gestão: De acordo com o coordenador de Assistência Farmacêutica da SES, Edson Henrique Bergamo, o contrato firmado com o IPAS prevê o gerenciamento da toda logística do setor de medicamentos e insumos de saúde, contemplando tanto o recebimento quanto a estocagem e distribuição dos produtos até o usuário final, se utilizando de sistema informatizado e interligado.
Segundo Bergamo, pelo novo modelo, os serviços oferecidos pela Farmácia de Alto Custo serão descentralizados e a população não mais precisará se deslocar do interior do Estado para a capital apenas para dar entrada ao processo para recebimento dos medicamentos. “Serão criadas unidades da Farmácia de Alto Custo nos escritórios regionais de saúde do Estado”, informa o coordenador.
Como todo o processo será informatizado e o número de servidores que analisam os pedidos será maior, a expectativa do Governo é reduzir de 40 para até setes dias o tempo médico para o atendimento da demanda feita pela população. Além destas melhorias está previsto ainda a implantação de um serviço de Call Center exclusivo para a área, que atuará com profissionais formados e capacitados.
Controle: Os serviços executados pela IPAS passarão por auditorias e fiscalizações dos órgãos de controle, que deverão verificar a conformidade entre o realizado pelo Instituto com o previsto no contrato firmado com o Governo do Estado.
O processo: estado de Mato Grosso compra medicamentos e insumos de saúde para atender a população e os hospitais sob sua responsabilidade. Para as unidades médicas são adquiridos todos os tipo de produtos e medicamentos necessários para seu funcionamento. Entretanto, para a população são fornecidos os produtos previstos em portarias do Ministério da Saúde e da SES. São estes medicamentos que o Governo fornece por meio da Farmácia de Alto Custo. Os demais, como remédio para pressão arterial, febre e dores de cabeça, por exemplo, cabem ser disponibilizados à população pelas unidades de saúdes dos municípios, conforme regulamentação federal em vigor.
Comentários