O Off Runner é um modelo desenvolvido em Santa Catarina para competir em rallies de velocidade.
Rally Berohokã vai ter apresentação de protótipo nacional
Qualquer carro para rally que é fabricado em série não está totalmente preparado para enfrentar competições de alto nível quando saem das fábricas. Sempre precisam de adaptações, seja para segurança ou para potência. Em Florianópolis (SC), a Off Limits Indústria de Componentes Automotivos não seguiu o padrão e desenvolveu um carro que vem pronto para rallies de velocidade. O Off Runner é um protótipo que vai ser apresentado no 3º Rally Berohokã e 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA entre os dias 6 e 10 de setembro entre Mato Grosso e Goiás.
O diretor da Off Limits, Luis Haas, disse que o protótipo vai percorrer alguns trechos dos 1,8 mil quilômetros da trilha, mas não vai competir.
“Vamos fazer a trilha e expor o carro para todos conhecerem, mas não vamos participar porque o modelo é desenvolvido para competições de velocidade, diferente do rally de regularidade”, explicou Haas.
A concepção do Off Runner vem embasada em 10 anos de experiência da Off Limits Motorsports, equipe de rally oficial da Chevrolet no Brasil, que tem com cinco títulos do Rally dos Sertões e um campeonato brasileiro de Rally de Velocidade. Em 2008, o carro tinha um lugar e estreou no Rally dos Sertões. No ano seguinte, já veio a versão atual, o Off Runner Duo.
“Começamos tentando atrair os pilotos que andavam de moto. Só tinha um lugar e o piloto também navegava. Agora estamos com a versão Duo que está pronta para as competições”, destacou Haas.
O protótipo tem tecnologia nacional com motor GM Flexpower 2.4 16V que desenvolve até 200 CVs de potência. É movido a etanol e tem tanque homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com capacidade para 164 litros.
A suspensão tem amortecedores Off Shox, desenvolvidos e comercializados pela Off Limits, com tecnologia de competição diferente dos convencionais, que são maioria no mercado nacional. Além de o Off Shox ser monotubo (os outros são bitubo), é fabricado em aço com camada de cromo duro de 0,1 mm (os bitubos tem 0,03mm) e usam óleo e nitrogênio ao contrário dos bitubos que usam apenas óleo.
O Off Runner tem 2,7 metros de distância entre eixos, fica a 35 centímetros do solo e pesa 1,2 mil quilos, já com bancos, cintos e extintores homologados pela FIA.
OFF SHOX – Além da apresentação do Off Runner, a Off Limits vai participar do Rally Berohokã premiando os campeões de cada categoria com um par de amortecedores Off Shox personalizados.
Os amortecedores dos campeões do Rally Berohokã serão fabricados de acordo com as especificações de cada veículo. A Off Limits vai levar em consideração equipamentos de segurança e acessórios instalados nos carros para fazer a calibragem customizada de acordo com o peso, além do tipo de terreno onde o carro é usado.
Para saber mais sobre a empresa e para ter toda especificação técnica do Off Runner, acesse o site www.offlimits.com.br.
INSCRIÇÕES – As inscrições para o 3º Rally Berohokã estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rallyberohoka.com.br ou pelo telefone 65 3052-1032. As dúvidas podem ser tiradas pelo Serviço de Atendimento ao Competidor (SAC) no email sac@rallyberohoka.com.br.
O 3º Rally Berohokã e a 2ª Taça Brasil/CBA são organizados pela Araguaia Adventure com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) e Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau).
Comentários