Mato Grosso também terá o Telesaúde
O Telessaúde - nova ferramenta tecnológica que subsidiará as atividades de teleassistência e teleducação, com o objetivo de qualificar, ampliar a resolutividade e fortalecer a estratégia da Saúde da Família com base nas evidências científicas- será implantado no Estado. É um serviço de segunda opinião, em que os profissionais poderão interagir e tirar duvidas com especialistas na discussão de casos clínicos, suporte ao atendimento, protocolos clínicos e capacitações, além de proporcionar ensino à distância.
Uma equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) está reunida com o diretor da Escola de Saúde Pública, Antônio Kato, o secretário adjunto Executivo da SES, Edson Paulino, superintendentes e técnicos da Saúde com representatividade dos municípios polos em saúde tratando do assuto.
"A gestão quer fortalecer as ações da atenção primária na capacitação de profissionais do Programa Saúde da Família, por acreditar que é uma frente de trabalho de suma importância. O usuário procura o serviço do Programa Saúde da Família e lá deve encontrar soluções e respostas para o problema. A Atenção Primária dentro da rede de serviços do SUS cuida do cidadão nas intervenções de prevenção, de cuidados básicos, como meta para a promoção da saúde nos projetos de atenção à criança, atenção à mulher, ao idoso, recém-nascidos, nas ações de vigilância, vacinas, preventivos de doenças dentre tantos outros. Equipe capacitada dentro de um programa de educação permanente, como o telessaúde, é equipe resolutiva e comprometida com o cidadão, esse é o objetivo que vamos perseguir", disse o diretor da ESP, Antônio Kato.
Comentários