Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Agosto de 2011 às 01:27
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Comerciantes, empresários e moradores de Chapada do Guimarães prometem interditar por tempo indeterminado a MT-251, que liga a cidade a Cuiabá. O bloqueio, previsto para começar às 6 horas, acontecerá nas proximidades do Complexo Turístico da Salgadeira, que está fechado para visitação desde setembro do ano passado. A expectativa é reunir cerca de 500 manifestantes.

A Salgadeira é um dos pontos mais frequentados pelos turistas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Seu fechamento foi determinado pelo juiz da Vara Especializada de Defesa do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira, acatando pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que apontou uma série de irregularidades no funcionamento do complexo.

O movimento é organizado pela associação de comerciantes da Salgadeira, composta por 68 pessoas. “Gente que precisa do local para sobreviver”, justifica Soleniu de Jesus Amorim, representante da associação.

No local funcionavam quatro restaurantes. Um deles pertencia ao tio de Amorim. “O restaurante Santa Rita começou a funcionar ainda em 1971. O prejuízo de todos está sendo muito grande. Estamos passando dificuldades. Ainda hoje tem quatro funcionários com mais de 15 anos de empresa, que não conseguimos fazer a rescisão”, comentou. O estabelecimento tinha 25 funcionários.

Conforme Amorim, após 10 meses de interdição da Salgadeira nenhuma providência foi tomada por parte das autoridades públicas ligadas ao meio ambiente. “A situação não pode ficar desse jeito. Até hoje nunca houve uma audiência na Justiça. Simplesmente fecharam tudo e não deram prazo para que as adequações fossem feitas”, criticou.

Amorim informou que os próprios comerciantes elaboraram um projeto de recuperação do terminal e encaminharam ao juiz José Zuquim. Eles recorreram da decisão que determinou a interdição, mas não conseguiram reverter o julgamento. “O fechamento da Salgadeira está afetando toda a cidade. Os principais pontos turísticos de Chapada dos Guimarães estão fechados”, destacou.

Segundo Amorim, a manifestação não tem hora para acabar. “Vamos manter a rodovia interditada até uma decisão sobre a reabertura do terminal e sobre a permanência das pessoas que ali já se encontravam porque está bem claro que o objetivo é colocar outras pessoas no local”, afirmou.

Por meio da assessoria de imprensa, a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, reafirmou que existe um acordo de fazer melhorias e desenvolver projetos de revitalização no Parque de Chapada, incluindo a Salgadeira. Além, disso estão sendo levantadas as necessidades turísticas de Chapada dos Guimarães para desenvolver as ações na região.

A secretária informou que vem conversando com o trade turístico, empresários e com as Prefeituras de Cuiabá e Chapada para dar celeridade aos projetos.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80092/visualizar/