Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Quarta - 10 de Agosto de 2011 às 21:13

    Imprimir


Na próxima sexta-feira (12), às 16 horas, serão inauguradas as novas instalações da Cadeia Pública do município de Juara,(709 km ao norte de Cuiabá). A construção e a ampliação do ambiente trarão mais segurança e limpeza ao local e é resultado da parceria da Vara de Execuções Penais com instituições e sociedade local e da mão-de-obra dos reeducandos, que trabalharam na obra.
 
Na Cadeia Pública foi construído banheiro para os agentes prisionais, o pátio utilizado para o banho de sol dos reeducandos, que antes era de barro, agora é de concreto, foram colocadas telas de proteção ao redor dos muros erguidos a uma altura de 4 a 5 metros (antes tinham 1,80 metro). Também foi construída uma guarita e área de passagem sobre o muro para a ronda dos agentes prisionais.
 
A prefeitura de Juara doou R$ 20 mil em materiais de construção e designou um engenheiro e um mestre-de-obras para conduzir a obra. O juízo determinou a destinação de madeiras ilegais apreendidas no município para compor o pacote de materiais de construção necessário para efetivar as novas instalações da Cadeia Pública.
 
De acordo com o juiz e corregedor da Cadeia Pública de Juara, Wagner Plaza Machado Júnior, o local terá ainda uma sala de aula para os reeducandos. O espaço também abrigará uma biblioteca com 380 livros, de exemplares repetidos da biblioteca do município, doados pela Secretaria de Cultura.
 
A Secretaria Municipal de Educação doou as lousas e cadeiras, a Promotoria já disponibilizou livros, cadernos e lápis, o Fórum de Juara contribuiu com três computadores e a Universidade de Mato Grosso (Unemat) doará as telhas para cobrir a sala de aula.
 
O magistrado informa também que teve o pedido aceito e os reeducandos foram incluídos no projeto da Fundação Nova Chance, do governo do Estado. Segundo Wagner Plaza, o Executivo treinará um dos agentes prisionais, que é formado em pedagogia, para ministrar as aulas de alfabetização aos reeducandos.
 
Em outra frente de qualificação, a Unemat continuará ministrando curso de informática e de português e leitura para aqueles que já são alfabetizados. A parceria teve início no primeiro semestre deste ano.
 
Remissão – Os reeducandos que trabalharam nas obras das novas instalações da cadeia terão remissão de um dia de pena para cada três trabalhados. O juiz Wagner Plaza conta que alguns também trabalharam, com remuneração, na limpeza do Parque de Exposição onde será realizada a Exposição Agropecuária (XIX Expocale 2011), de 13 a 21 de agosto. ( Ascom CGJ) CP





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80269/visualizar/