Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 10 de Agosto de 2011 às 17:39
Por: Rafaell Milas

    Imprimir


Fazer essa matéria foi muito difícil, porque é realmente muito difícil conseguir achar um horário em que a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Ana Tenório  esteja disponível para uma conversa, ela realmente não pára um minuto.

Enquanto conversamos ela está preparando as lembranças do dia dos pais que será presenteado aos idosos.

Entre um afazer e outro perguntei a Ana como tem sido os últimos meses na Assistência Social e de onde ela tira tanto pique e bom humor para estar todos os dias nesse ritmo.

Ana Tenório: respondendo a pergunta sobre o pique e bom humor...é por Deus, presente em nossa
vida nos abençoando e iluminando nossos caminhos. Sobre os últimos meses de trabalho, juntamente com o Farid, corremos em busca do melhor sempre, nossa meta é o melhor para a população, principalmente as mais carentes que mais precisam da presença e ação de governo através de capacitação em cursos, treinamento e oportunidades de conhecimento e contato com outras pessoas para exporem seus trabalhos e abrirem negócios e renda a eles.

Assessoria de Imprensa: Ana, vamos fazer um balanço da secretaria nesses dois anos.

Ana Tenório:Quando eu assumi a secretaria em 2009, nem um freezer pra tomar uma água gelada não tinha, não tinha condições de trabalho algum.

Hoje nós temos um carro adquirido com recursos próprios mais o IGD/governo federal, reformulamos a infra estrutura interna com aquisição de geladeiras, freezer, fogão, bebedouro, vasilhas em geral ,computadores de última geração , instalação da sala de ação digital  a disposição da população com prioridade à “melhor idade”, implantação de novas atividades no projeto PETI como o Judô, aquisição de equipamentos básicos do judô o tatame, tudo isto e mais com recursos dos programas que existem .

Após dois anos a secretaria está equipada com tudo o que precisa, pois essa secretaria é uma secretaria onde a população usufrui de todas as maneiras, e antes não havia condição nenhuma para atender o povo! Hoje nós temos.

É uma equipe pequena porém guerreira, os trabalhos que desenvolvemos acontecem, aqui ninguém fica parado, pra você ter uma idéia temos cursos agendados já pro mês de julho do ano que vem, como o retorno da Cozinha Brasil , “culinária”. Cito este caso porque é de interesse da comunidade o retorno deste curso.

Mais recentemente, foram realizadas diversas ações voltadas à comunidade como o Curso de Ovos de Chocolate, Curso de Higiene e Limpeza, Curso de Artesanato em Palha de Milho e Pintura em Tela. Pode parece pouco, mas para uma dona de casa que não tem renda e está passando por dificuldades são cursos que efetivamente somam na renda familiar e como o Prefeito Farid fala é “investimento no cidadão, na pessoa, não é obra que descerra placa mas fica no coração e na cabeça das pessoas”.
Realizamos também o Mutirão da Cidadania em parceria com o Governo do Estado/SETEC’S onde realizamos 8315 atendimentos a população, se fizermos um exercício matemático simples de que Arenápolis tem cerca de 11 mil habitantes, o atendimento foi expressivo quem sabe até uma marca a ser superada nos futuros mutirões.

Outra ação importantíssima que a secretaria realizou recentemente foi a Palestra sobre as drogas e conscientização social, neste ato houve a participação de 450 pessoas. Nesta ação a parceria foi com a Secretaria de estado de Segurança Publica.

Outro trabalho que não medimos esforços é o realizado com as crianças, jovens e idosos, temos hoje no município os serviços: PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) com crianças de 7 a 15 anos, onde temos a participação de 120 crianças e adolescentes e o programa ProJovem Adolescente de 15 aos 17 anos que conta com a participação de 40 jovens, nesse trabalho há aulas de judô, danças, coreografia , teatro, esportes, literatura, oficina de leitura e muito mais. Lembrando que isto é a essência das atividades lúdicas de ensino e abertura de oportunidade para descobrimento de dons e até mesmo de futuros profissionais.

Já com os idosos, esses são agraciados com passeios (Pousada Mirante), confraternizações em datas comemorativas, palestras, curso de artesanato para a socialização do grupo e eventos com integração dos idosos e não podendo faltar o grandioso Baile que é realizado todas as quintas-feiras no período da tarde além da oportunização das manifestações expontaneas onde cada um realiza o que melhor considera.

Assessoria de Imprensa: Agora ta explicado a dificuldade de entrevistar você Ana.

Ana Tenório:  Não é difícil falar, mas a atenção quando a gente relata o que fazemos é para não
esquecer, eu te falei um pouco o que fizemos mas vou te mostrar o que fazemos diariamente aqui na secretaria:

• Mobilização da população contra a erradicação do Sub-Registro Civil;

• Montagem/Processo para aquisição de órtese e prótese e encaminhar ao Centro de Reabilitação de Cuiabá-MT;

• Entrega de cobertores na Campanha do Estado “Cobertor Solidário” às famílias em situação de vulnerabilidade social;

• Orientação e confecção da carteira Passe Livre (intermunicipal e interestadual) para idosos acima de 60 anos sem rendimento;

• Orientação e comprovante do INSS as pessoas idosas com o passe livre;

• Orientação para defesa de recursos e avaliação social para beneficiários do INSS;

• Encaminhamento para aposentadoria no INSS;

• Reunião com os Conselhos e Comissões;

• Cadastramento e recadastramento do Bolsa Família;

• Cadastramento do Programa Habitacional;

• Dar incentivo a alavancar ações relativas à geração de emprego,

• Acompanhamento e Registros dos Programas no sistema do Governo Federal (IGD)

Assessoria de Imprensa: Ana parabéns pela dedicação e pelo o amor que você dá ao seu trabalho, a população de Arenápolis com certeza só tem a ganhar.
Ana Tenório:  Nossa missão é servir, esta é a razão maior, como disse, nossa equipe é pequena no numero de pessoas, porém com uma garra e uma dedicação de fazer o melhor a um povo tão sofrido e relegado e como ultima informação que lembro neste momento, como você pode ver, aqui nós atendíamos no inicio de 2009 cerca de 50 pessoas por semana, hoje atendemos em média 50 por dia. Acreditamos que estamos cumprindo com nossa missão de servir e acolher as pessoas de Arenápolis.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80292/visualizar/