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Cidades/Geral
Quarta - 10 de Agosto de 2011 às 16:24

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Com o objetivo de discutir as diretrizes curriculares e a oferta na rede pública da educação infantil no Estado, o Fórum Mato-grossense de Educação Infantil se reuniu no último dia 05 de agosto, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O encontro contou com a presença de representantes de mais de 50 municípios, entre gestores, profissionais da educação, conselheiros municipais e estaduais de educação.

Segundo a representante do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT) no Fórum, secretária de Articulação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Luiza Zanirato, a participação maciça do interior do Estado foi fundamental. “Fizemos um levantamento da situação da educação infantil nesses municípios e também tratamos de temas relacionados às diretrizes curriculares”.

A sindicalista fez uma abordagem sobre a relação entre o adulto e a criança no âmbito escolar. “A intenção foi provocar reflexões sobre a concepção de que no caso da educação infantil, quem sabe o que é melhor para o aluno é o adulto, sem ter como referência a própria criança, além da importância de como lidar com problemas relacionados à agressividade nesta modalidade de ensino”, ressaltou. De acordo com Maria Luiza, o assunto merece atenção, apesar de as ocorrências não serem tão alarmantes, inclusive no sentido de prevenir futuras situações.

O financiamento da educação infantil também foi pauta da reunião, realizada toda primeira sexta-feira do mês. “Ainda há dificuldades em ampliar a oferta deste ensino nos municípios. Esses pontos serão aprofundados na próxima reunião do Fórum”, acrescentou a secretária de Articulação Sindical do Sintep/MT. Uma das questões que devem ser superadas é que muitos municípios ainda mantêm escolas e centros de educação infantil na alçada da Assistência Social, apesar de a Constituição Federal de 1988 ter atribuído a responsabilidade ao Poder Executivo.

Plano Estadual - A reunião frisou ainda a importância de os municípios se envolverem nas discussões referentes à avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE). De acordo com a representante do CEE-MT, é preciso chamar a atenção para a educação infantil. “Com a contribuição e participação dos representantes municipais, podemos fazer o diagnóstico da demanda da educação infantil no Estado e assegurar que essa discussão seja priorizada nas Conferências de Avaliação do Plano”, frisou.

O Fórum Mato-grossense de Educação Infantil é composto por mais de 40 instituições governamentais e civis ligadas à Educação e ao trabalho com a infância. Além da Seduc, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação (CEE), Secretarias Municipais de Educação, Conselhos Tutelares, Sindicatos, entre outros, compõem a entidade.  A educação infantil atende crianças de zero a cinco anos de idade.






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