Plano Brasil Sem Miséria cria frente de trabalho em três eixos
Com o objetivo de erradicar a extrema pobreza em Rondonópolis, diversas autoridades do Executivo e Legislativo e lideranças comunitárias participaram na tarde da segunda-feira, 8 de agosto, do evento nacional de mobilização do ‘Plano Brasil Sem Miséria’, que foi transmitido via teleconferência. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, apresentou o plano e respondeu perguntas dos telespectadores de todo o Brasil, ao lado dos representantes dos ministérios da Educação, Saúde, Integração Nacional e Desenvolvimento Agrário.
Os três eixos de trabalho que vão subsidiar as ações dos três entes federativos são ‘Garantia de Renda’, ‘Inclusão Produtiva’ e ‘Acesso a Serviços Públicos’. A secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, destaca que todas as ações partem da ‘Busca Ativa’, ações que visam identificar famílias que vivem na faixa de extrema pobreza e que devem ser incluídas nos programas de transferência de renda. “Muitas destas famílias já são beneficiárias de outras políticas públicas como o ‘Água para Todos’, ofertado pela Secretária de Agricultura e Pecuária”, explica a gestora da Pasta.
Neuma informa ainda que o trabalho de busca vai ser efetuado por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e das unidades dos Programas de Saúde da Família (PSF).
A coordenadora do ‘Brasil Sem Miséria’ em Rondonópolis, Patrícia Pimentel Lopes, defende que para o plano atingir sua meta é necessário que os envolvidos passem por capacitações constantes. “A integração dos trabalhos desenvolvidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal, aliado à capacitação dos envolvidos na ação vai garantir maior eficácia no serviço desempenhado e na identificação das famílias que precisam ser retiradas da situação de extrema pobreza”, finaliza Patrícia.
Em Rondonópolis, além da secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, estiveram presentes a reunião os secretários de Saúde, Valdecir Feltrin; de Educação, Marilda Soares Rufino; Agricultura, Valdir Correia; Receita Municipal; Regina Celi e de Finanças; Adão Nunes; Efraim Alves, procurador geral do município e representantes das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Trânsito e Transporte e Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Os vereadores Adonias Fernandes, Cido Silva e Lourisvaldo Oliveira, o Fulô também compareceram a teleconferência.
Comentários