Repórter News - reporternews.com.br
Riva comprova valor de R$ 700 milhões para VLT
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), encomendou um orçamento para obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que comprova o valor máximo de R$ 700 milhões para a construção do modal em Cuiabá, contrariando a própria Agência Executora de Projetos da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa), que ainda aposta em R$ 1,1 bilhão.
De acordo com o deputado, o orçamento nem possui carimbo de empresa para não parecer que está defendendo interesses de terceiros. Ele informou ainda que o valor é referente aos 23 quilômetros das duas linhas (Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro) e consta do documento entregue ao Olhar Direto o preço estimativo do sistema de energia, operacionais e obras civis.
O progressista também rebateu as críticas de que estaria fazendo lobby para o VLT e descartou que sua insatisfação com o governo esteja relacionada ao fato da perda do modal de trilhos, caso a União não autorize a transferência do financiamento já aprovado para o Bus Rapid Transit (BRT) ao VLT.
“Eu defendo a transparência e é preciso mostrar a sociedade, fazer o comparativo, explicar. Por isso vou trazer técnicos. Nunca fiz lobby, não preciso disso”, afirmou Riva.
Questionado sobre o fato do governo não possuir nenhum projeto do VLT e ter entregue apenas um estudo de viabilidade técnica do modal ao governo Federal, Riva questionou: “Por que o governo não aceitou fazer os estudos ainda em 2009, quando foi feito o BRT?”.
O parlamentar já havia até acusado o ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) de fazer lobby para o BRT, assim como ainda acreditar existir uma forte influência dentro da Agecopa em prol do corredor de ônibus.
O governo do Estado aguarda uma resposta dos técnicos do Ministério das Cidades que pode demorar até 15 dias para a análise ser concluída e então o governador Silval Barbosa (PMDB) terá duas opções: realizar a obra com recursos 100% do estado ou retornar ao BRT.
De acordo com o deputado, o orçamento nem possui carimbo de empresa para não parecer que está defendendo interesses de terceiros. Ele informou ainda que o valor é referente aos 23 quilômetros das duas linhas (Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro) e consta do documento entregue ao Olhar Direto o preço estimativo do sistema de energia, operacionais e obras civis.
O progressista também rebateu as críticas de que estaria fazendo lobby para o VLT e descartou que sua insatisfação com o governo esteja relacionada ao fato da perda do modal de trilhos, caso a União não autorize a transferência do financiamento já aprovado para o Bus Rapid Transit (BRT) ao VLT.
“Eu defendo a transparência e é preciso mostrar a sociedade, fazer o comparativo, explicar. Por isso vou trazer técnicos. Nunca fiz lobby, não preciso disso”, afirmou Riva.
Questionado sobre o fato do governo não possuir nenhum projeto do VLT e ter entregue apenas um estudo de viabilidade técnica do modal ao governo Federal, Riva questionou: “Por que o governo não aceitou fazer os estudos ainda em 2009, quando foi feito o BRT?”.
O parlamentar já havia até acusado o ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) de fazer lobby para o BRT, assim como ainda acreditar existir uma forte influência dentro da Agecopa em prol do corredor de ônibus.
O governo do Estado aguarda uma resposta dos técnicos do Ministério das Cidades que pode demorar até 15 dias para a análise ser concluída e então o governador Silval Barbosa (PMDB) terá duas opções: realizar a obra com recursos 100% do estado ou retornar ao BRT.
Fonte:
Do Olhar Direto
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80522/visualizar/
Comentários