Fogo destrói barracos do MST e deixa 6 feridos
Seis ocupantes do Movimento dos Sem Terras (MST) ficaram feridos durante um incêndio que destruiu 40 barracos de famílias acampadas na BR-364 na altura do quilômetro 358 próximo a Serra de São Vicente em Santo Antônio do Leverger (34 Km ao sul de Cuiabá). Os feridos foram atendidos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cuiabá, que foi ao local, mas não houve necessidade de deslocar as vítimas até um hospital de Cuiabá.
Entre os feridos com maior gravidade está um homem não identificado que tentou evitar, sem sucesso, que o fogo destruísse sua motocicleta. Ele também se recusou a ser conduzido para o Pronto-Socorro de Cuiabá, e disse que nesta terça-feira vem a Cuiabá em busca de remédios.
Conforme um dos integrantes do movimento, Jairo Alves de Aguiar, 47, em apenas 18 minutos o fogo destruiu completamente os barracos de pelo menos 50 das 106 famílias que ocupam a região desde 2004, enquanto esperam por lotes de uma fazenda. Ele diz que o incêndio foi uma fatalidade ocorrida devido o tempo seco, mas não soube informar onde o fogo começou. Parte da vegetação no entorno do acampamento também pegou fogo.
Entre os integrantes do movimento que perderam os barracos, estão idosos, crianças e até mulheres grávidas. Ficaram sem fogão, cama, colchão e alguns perderam até os documentos pessoais. O fogo também destruiu algumas motos e carros velhos utilizados para a locomoção das famílias que ali se encontram na esperança de conseguirem um lote de terra
Comentários