Repórter News - reporternews.com.br
Os débitos acumulados nos últimos cinco anos em Cuiabá somam R$ 155 mi
Inadimplência reduz em julho, segundo Câmara de Dirigentes
A inadimplência começa a voltar ao controle, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL). Entre junho e julho, a queda foi de 16,13%. Já no comparativo entre julho de 2011 a igual mês de 2010, observa-se uma baixa ainda maior: 36,38%. Os débitos acumulados no banco de dados SPC/CDL Cuiabá atualmente somam R$ 155,87 milhões.
No acumulado até julho de 2011 (dívidas com até cinco anos de registro) comparado com igual período de 2010, o índice foi de elevação de 2,16 pontos percentuais. “Mas, importante notar que mesmo com o consumo mantendo bons índices, a inadimplência tem caído, um alívio depois dos mais de 30% alcançados em março. A partir do alerta lançado pela CDL, os comerciantes entenderam a importância de conceder crédito com mais cautela, tendo em conta a alta de juros devido ao plano de controle da inflação”, aponta o diretor executivo CDL, Nelson Soares.
O presidente da CDL, Paulo Gasparoto, completa que é preciso que o lojista continue tomando os devidos cuidados para que o percentual de inadimplência não chegue à proporção de aumento das vendas. “Que as empresas aumentem seu grau de seletividade, passando a administrar com mais rigor, principalmente a carteira dos novos clientes, assegurando na venda, a capacidade positiva de receber o pagamento até a última prestação”.
A alta da taxa básica de juros, Selic, tem provocado insegurança em ambos os lados. Tanto comerciantes quanto consumidores estão alarmados e a preocupação é a mesma: conseguir honrar a dívida e pagar as parcelas de crediários em dia. Para sanar o problema, alguns lojistas enxergam na consulta de crédito uma solução. É o caso da Pax Universal, usuário de SPC desde junho último. “Após consultar o SPC, nós fazemos uma vendas com garantia. Conseguimos avaliar se a pessoa tem ou não restrição ao crédito”, observa Claudenilson Martins, gerente da loja.
Além das consultas, Martins conta que outra medida tomada pela loja é fazer promoções para incentivar os associados a pagar em dia. “Tais atitudes já provocaram uma queda interna na inadimplência. Hoje o índice é de 29%, este número representa uma baixa de 38% na inadimplência desde que nos associamos à CDL”. Ele explica que não há uma avaliação do histórico do consumidor e que o único critério utilizado para na hora de conceder crédito é a consulta para verificar se o cliente tem restrição naquele instante.
Para fugir do problema acarretado pela alta de juros, a loja trabalha oferecendo índices baixos. “Se os juros forem muito altos o cliente não consegue pagar, então, oferecemos índices que facilitam o pagamento, assim conseguimos manter o lucro e contornamos a inadimplência”, conclui.
No acumulado até julho de 2011 (dívidas com até cinco anos de registro) comparado com igual período de 2010, o índice foi de elevação de 2,16 pontos percentuais. “Mas, importante notar que mesmo com o consumo mantendo bons índices, a inadimplência tem caído, um alívio depois dos mais de 30% alcançados em março. A partir do alerta lançado pela CDL, os comerciantes entenderam a importância de conceder crédito com mais cautela, tendo em conta a alta de juros devido ao plano de controle da inflação”, aponta o diretor executivo CDL, Nelson Soares.
O presidente da CDL, Paulo Gasparoto, completa que é preciso que o lojista continue tomando os devidos cuidados para que o percentual de inadimplência não chegue à proporção de aumento das vendas. “Que as empresas aumentem seu grau de seletividade, passando a administrar com mais rigor, principalmente a carteira dos novos clientes, assegurando na venda, a capacidade positiva de receber o pagamento até a última prestação”.
A alta da taxa básica de juros, Selic, tem provocado insegurança em ambos os lados. Tanto comerciantes quanto consumidores estão alarmados e a preocupação é a mesma: conseguir honrar a dívida e pagar as parcelas de crediários em dia. Para sanar o problema, alguns lojistas enxergam na consulta de crédito uma solução. É o caso da Pax Universal, usuário de SPC desde junho último. “Após consultar o SPC, nós fazemos uma vendas com garantia. Conseguimos avaliar se a pessoa tem ou não restrição ao crédito”, observa Claudenilson Martins, gerente da loja.
Além das consultas, Martins conta que outra medida tomada pela loja é fazer promoções para incentivar os associados a pagar em dia. “Tais atitudes já provocaram uma queda interna na inadimplência. Hoje o índice é de 29%, este número representa uma baixa de 38% na inadimplência desde que nos associamos à CDL”. Ele explica que não há uma avaliação do histórico do consumidor e que o único critério utilizado para na hora de conceder crédito é a consulta para verificar se o cliente tem restrição naquele instante.
Para fugir do problema acarretado pela alta de juros, a loja trabalha oferecendo índices baixos. “Se os juros forem muito altos o cliente não consegue pagar, então, oferecemos índices que facilitam o pagamento, assim conseguimos manter o lucro e contornamos a inadimplência”, conclui.
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81090/visualizar/
Comentários