Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Agosto de 2011 às 09:41

    Imprimir


O Sistema Fiemt, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-MT), realizou na tarde de terça-feira (03/08), na sede da instituição, o workshop de Assessoria Aduaneira, Regime de Origem e Performance Exportadora, a fim de despertar o interesse de empresários e prestadores de serviços para a exportação de  produtos. Durante o evento foram repassadas informações sobre os acordos comerciais que o Brasil mantém com outros países e a estratégia de mercado para ganhar competitividade. 

De acordo com a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes, a Fiemt é a única instituição que emite o Certificado de Origem, um documento que garante um diferencial competitivo no mercado externo, para os exportadores do Estado. “O certificado atesta oficialmente a origem da mercadoria e costuma ser exigido pelo comprador de outro país para a obtenção da redução de imposto de importação. Já para o exportador, o certificado é interessante por possibilitar um diferencial competitivo”, esclarece. 

O facilitador do workshop, Sérgio Pereira, provocou os empresários a atuarem de forma proativa no exterior, buscando compradores e abrindo novos mercados. “Nos anos 40, a China era um país com participação no mercado exterior menor do que o Brasil e hoje virou uma potência. Temos um parque industrial amplo, mas falta planejamento a longo prazo e investimento em tecnologia. Hoje o país passa por um momento interessante, apesar do câmbio em baixa, as empresas devem ter uma estratégia para trabalhar com o mercado interno ou com o externo, ou mesmo para atuar em ambos. Para isso é necessário mais incentivo dos governos municipais, estaduais e federal ”, destaca.

O consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ronnie Pimentel, explicou que o workshop visa sensibilizar o empresário da importância do Certificado de Origem na exportação de produtos para os mercados parceiros do Brasil. “Até novembro, o governo expedirá normativa exigindo que o certificado emitido pelo Brasil seja de forma digital, como já é feito pela Fiemt, por isso estamos visitando os Estados brasileiros para alertar os exportadores”, afirmou.

A empresa Aquacerito Leather Comércio de Couro Ltda., localizada em Poconé (a 115 Km de Cuiabá), que comercializa couro de jacaré para Colômbia, Itália e Bolívia utiliza o certificado de origem. “O documento facilita a venda dos produtos brasileiros para o exterior e é uma exigência para comercialização em alguns países. O suporte dado pelo CIN-MT às empresas, principalmente do interior, tem facilitado esse entendimento dos empresários”, avaliou o administrador da empresa, Nilson Soares.

Mais informações sobre o trabalho do CIN-MT podem ser obtidas pelo telefone, (65) 3611 156, ou pelo email cin@fiemt.com.br





Fonte: JBN

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81221/visualizar/