Reunião define planejamento de apoio em unidades de saúde
Na semana em que o mundo lembra pelo vigésimo ano seguido a importância do aleitamento materno, o núcleo regional de saúde em Rondonópolis definiu as linhas de trabalho neste tema na tarde desta quarta-feira (3). Uma reunião no escritório do departamento com vários profissionais do setor e os 16 tutores responsáveis na cidade pela rede ‘Amamenta Brasil’ do Governo Federal, avaliou os três anos do projeto na cidade e as melhorias que podem ser agregadas no mesmo. O município é o único do estado a ser contemplado.
São sete unidades na cidade que recebem estes profissionais que além de orientar, acompanham as mães em todo o processo de aleitamento. As regiões que obtém o serviço são a Vila Olinda, Vila Verde, Vila Nossa Senhora do Amparo, Jardim Sumaré, Jardim Serra Dourada, Jardim Iguassú e Jardim Sumaré. Uma das frentes discutidas na reunião desta terça foi a expansão da rede por outras localidades de Rondonópolis e circunvizinhas.
A política pública de incentivo e respeito ao aleitamento materno por parte das mães e profissionais ficou intensificada nesta semana. Mas já é uma preocupação do cotidiano das unidades e do Governo Municipal, Estadual e Federal há muito tempo, segundo Aline Régia Ribeiro que é enfermeira técnica e responsável pela saúde da mulher, criança e especialidade ao aleitamento da regional. Para ela o acompanhamento destes tutores é fundamental especialmente as mães de primeira viagem saberem a importância das suas escolhas. “Há coisas muito importantes que as mães têm de saber como, por exemplo, que o período mínimo de amamentação para as crianças é de 6 meses”, lembra.
Palestras
Os tutores e os profissionais da saúde convidam as gestantes e os interessados a participarem de palestras sobre aleitamento nesta quinta-feira (4) às 13 horas no PSF Vila Olinda/Dom Bosco.
Comentários