Possível primeiro presidente gay da Irlanda retira candidatura
O homem cotado para ser o primeiro presidente abertamente gay da Irlanda retirou sua candidatura nesta quarta-feira, informou a CNN.
David Norris encerrou sua campanha após a revelação de uma carta pedindo clemência para seu ex-companheiro que foi condenado pelo estupro de um menino de 15 anos em Israel nos anos 1990.
Até então, Norris estava liderando as pesquisas de opinião pública para se tornar presidente da Irlanda, mas sua candidatura foi prejudicada pela controvérsia. Ele anunciou sua decisão de retirar sua candidatura à imprensa que estava reunida em frente à sua casa.
A pressão sob Norris aumentou durante o final de semana quando surgiu na imprensa a carta de clemência que ele havia escrito há 14 anos às autoridades israelenses para seu então companheiro Ezra Nawi, que foi condenado por ter feito sexo com um menino palestino de 15 anos.
Norris, que é senador, disse na terça-feira: "Não me arrependo de ter apoiado e pedido clemência para um amigo, mas eu me arrependo de dar a impressão de que eu não tive compaixão suficiente pela vítima do crime".
"A consequência de seu [de Ezra Nawi] comportamento vergonhoso se estendeu a mim e corre o risco de contaminar outros que são próximos a mim na vida política e na vida pessoal. É essencial que eu aja decisivamente para evitar esse processo negativo".
"A eleição está entrando em uma nova fase e espero que seja conduzida de uma forma digna e respeitosa do cargo de presidente e pelos candidatos restantes."
Há duas semanas, Norris chegou ao topo das pesquisas para a Presidência, com um quarto dos votos, ele estava à frente dos outros candidatos.
Comentários