Plano Diretor de Resíduos é lançado em Guarulhos
A Prefeitura de Guarulhos lançou na última terça-feira (2) o Plano Diretor de Resíduos, projeto feito por representantes do município. O objetivo é que haja redução de lixo e que seja implementada a coleta seletiva dos resíduos secos e úmidos.
O Plano Diretor foi criado com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Algumas das metas serão reduzir e reutilizar os resíduos por meio da mobilização social e da educação ambiental.
“Nossa intenção é promover a gestão compartilhada entre sociedade civil e iniciativa privada, buscando consolidar e ampliar o sistema de coleta seletiva para toda a população”, afirma Maria Helena Ribeiro, Secretária de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos.
O Plano se junta a outras políticas públicas desenvolvidas pelo município de Guarulhos como investimentos para o abastecimento de água potável, ampliação de redes de esgoto e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
O lançamento do Plano Diretor em Guarulhos coincide com o aniversário de um ano da Política Nacional de Resíduos Sólidos que exige que todos os municípios desenvolvam seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Já está em curso também a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública de Guarulhos, com a aquisição de canecos permanentes e garrafas plásticas para substituição de copos descartáveis para todos os servidores, além de cestos de coleta seletiva em todos os prédios públicos. Estão em elaboração planos para a implantação das atividades de redução do consumo de papel, água, energia, entre outros.
No ano de 2008 a população de Guarulhos era de 1.192.429 habitantes, o que indica uma taxa de geração de resíduos domiciliares de 700 gramas por habitante ao dia. Em 2009 a taxa de geração diária subiu para 750 gramas.
Comentários