Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Quarta - 03 de Agosto de 2011 às 19:45

    Imprimir


Ilustração
Mais uma vez o Estado de Mato Grosso apresentou aumento significativo nos emplacamentos de veículos novos. No entanto, os bons números não refletem necessariamente o fluxo do mercado, visto que muitos desses registros são de veículos que já haviam sido comprados no mês anterior mas não foram emplacados em virtude da greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Com o que se pode chamar de ligeira distorção da realidade, Mato Grosso registrou o emplacamento de 10.178 veículos no mês de julho. O número sobressai em 4,74% o valor apresentado em junho deste ano, quando foram emplacados 9.717 novos veículos.

Para o diretor regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-MT), Paulo Boscolo, não há dúvida que a paralisação do órgão foi crucial para tal resultado. "Os números estão mascarados por conta de uma demanda reprimida do final do mês de junho. A realidade do mercado não é tão positiva assim", avalia.

Foram emplacados 3.124 automóveis (carros de passeio) no mês de julho em Mato Grosso; 1.469 comerciais leves (caminhonetes); 375 caminhões; 31 ônibus e 5.179 motocicletas. À exceção do segmento de caminhões, todos os outros se posicionaram acima do registrado em junho, mês que sofreu baixa com a falta de serviços no Detran.

Curiosamente, Cuiabá não acompanhou essa tendência. Embora, com queda inexpressiva, (apenas
-0,71) o número tem despertado atenção do setor nos últimos meses. "A força do interior fica evidente com esse resultado, é o reflexo positivo do bom ano no mercado agropecuário, mas por outro lado, gera uma sensação de estagnação no mercado da capital", observa Boscolo.

O relatório de emplacamentos divulgado pela Fenabrave-MT demonstra que foram registrados 2.651 veículos em Cuiabá no mês de julho. Desse total, 1.329 referem-se a automóveis, 466 a comerciais leves, 52 diz respeito a caminhões, 24 são ônibus e 780 motocicletas.

Cenário

Em contrapartida, os valores registrados no acumulado do ano (janeiro a julho) representam o fiel reflexo do mercado, visto que os emplacamentos que estavam pendentes foram realizados no último mês. Os 65.981 veículos comercializados em Mato Grosso neste ano se destacam perante os números nacionais.

"Nos primeiros sete meses de 2011 foram emplacados 11,05% mais veículos que no mesmo período de 2010. Já na comparação com o cenário nacional, percebemos um salto, pois a média do acumulado do ano no Brasil é de 9,11%. No acumulado de 2010, Mato Grosso representava 2,01% dos emplacamentos nacionais. Em 2011, representamos 2,04%", pontua o diretor regional da Fenabrave, Paulo Boscolo.

Para agosto, as expectativas do setor são positivas, pois o mês terá 27 dias com atividade comercial. "O mais ‘gordo" do ano", destaca Boscolo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81305/visualizar/