Cruz Vermelha sul-coreana oferece ajuda a Pyongyang
A Cruz Vermelha da Coreia do Sul ofereceu nesta quarta-feira ajuda no valor de 5 bilhões de wons (3,3 milhões de euros) à Coreia do Norte para colaborar nos trabalhos humanitários após as recentes inundações sofridas pelo país comunista.
A oferta, que segundo os analistas pode contribuir para diminuir a tensão entre as duas nações, inclui material médico e de emergência, indicou à agência local "Yonhap" um representante da Cruz Vermelha que preferiu não se identificar.
A decisão de oferecer ajuda acontece dois dias depois de o regime comunista norte-coreano ter indicado que dúzias de pessoas morreram, desapareceram ou ficaram feridas por um tufão e pelas recentes chuvas torrenciais que assolaram o país.
Segundo a agência estatal "KCNA", as chuvas destruíram 2.900 casas e alagaram cerca de 60 mil hectares de plantações, o que pode piorar ainda mais a situação alimentícia nas regiões afetadas.
Nos últimos anos, a Coreia do Norte sofreu inundações em várias ocasiões, as mais graves em 2007, quando as precipitações mais fortes sofridas pelo país em 40 anos deixaram 600 mortos e 100 mil pessoas sem suas casas.
O anúncio da Cruz Vermelha coincide com a viagem à Coreia do Norte de seis representantes de grupos civis sul-coreanos para supervisionar a distribuição de 300 toneladas de farinha enviadas na semana passada.
Comentários